quarta-feira, 25 de julho de 2018

Guarda Municipal captura espécie de lagarto estudada por pesquisadores da UFRN

Lagarto foi capturado em área de mata atlântica do Parque da Cidade do Natal

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) realizaram uma incursão na mata do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte na tentativa de localizar o largarto-de-folhiço, considerado a menor espécie de lagarto das Américas. A ação apoiou cientistas e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que são responsáveis pelo estudo do mapeamento genético da espécie.

Lagarto-de-folhiço tem um comprimento médio de 22mm
Mesmo com a dificuldade de visualização no meio da mata, os guardas municipais conseguiram detectar a presença de um exemplar do largato-de-folhiço que foi capturado e entregue aos pesquisadores. O animal de tamanho médio de 22mm de comprimento foi localizado escondido na folhagem seca da mata. Os cientistas da UFRN precisam captura 10 indivíduos da mesma espécie para iniciar o trabalho de estudo do DNA do lagarto.

O largato-de-folhiço é uma espécie endêmica das áreas de mata atlântica do Rio Grande do Norte, ou seja, só é encontrado nessa região geográfica do estado. “A missão foi realizada com sucesso, demonstrando a importância da colaboração da Guarda Municipal na produção científica. Nesse caso, dando suporte a instituições de ensino superior”, comentou o guarda municipal A. Pereira.

Equipe de guardas municipais e pesquisadores da UFRN que participaram da missão
O lagarto capturado foi levado ao laboratório de pesquisa onde vai ser analisado pelos cientistas. A equipe de pesquisadores da UFRN contou com a participação de quatro integrantes, sendo coordenada pelo pós-doutorando em Biologia, Raul Sales. A ação também contou com a participação da equipe de Manejo e Preservação Ambiental do Parque da Cidade.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: