sexta-feira, 3 de abril de 2020

Sheila Freitas deixa a Semdes após ampliar a força da segurança pública e da defesa social de Natal

Sheila Freitas fortalece a GMN com maior valorização do guarda, capacitação profissional, mais equipamentos, viaturas, coletes e armas para o patrulhamento urbano

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, deixou a gestão da pasta nesta sexta-feira (03), no cargo assume Maria Mônica do Santos, que também já possui experiência na área de segurança pública atuando, entre outras áreas, na chefia de gabinete da Secretaria Estadual de Segurança Pública do RN (Sesed).

A delegada Sheila Freitas deixa o cargo amparada por um legado na segurança pública e defesa social de Natal, que juntamente ao prefeito Álvaro Dias, chegou a aprovação do plano de cargo da Guarda Municipal do Natal (GMN) após quase 30 anos de luta da categoria. Medidas de investimento na capacitação profissional e no fortalecimento da GMN proveram a corporação de mais viaturas de patrulhamento urbano, mais coletes balísticos, armas de fogo, munição, armamento não letal e equipamentos administrativos como computadores.


Durante a passagem de Sheila Freitas a Semdes também passou a contribuir com outras guardas municipais do estado do Rio Grande do Norte. Nessa situação foram fornecidos cursos, treinamentos e formação profissional para as GMs dos municípios de Patú, Tangará, São Miguel e Coronel João Pessoa.

Na área da defesa dos direitos humanos e combate a violência a Semdes também cresceu com a criação da Patrulha Maria da Penha, investimento nos projetos de segurança preventiva operados pela GMN, Semente Cidadã e Agente Mirim Ambiental de Natal, atendendo mais 280 crianças e adolescentes carentes nas zonas Norte e Oeste de Natal, além da criação do Centro Municipal de Referência LGBT, e do Plano e do Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas de Natal.


Entre outras ações, foi criado a Ronda de Proteção Ambiental da GMN (Ropam), e as rondas Saúde e de Proteção Escolar foram fortalecidas e ampliadas. Já na Defesa Civil Municipal, foram realizados cursos de capacitação profissional direcionado aos agentes e elaborado o Plano Municipal de Contingência em parceria com a UFRN.

A saída da delegada Sheila Freitas da Semdes sensibilizou muitos servidores lotados nas mais diversas áreas da segurança pública e da defesa social que integram a pasta, fazendo com que vídeos de agradecimento ao trabalho realizado pela então secretária fossem espontaneamente gravados e postados nos grupos e redes sociais da Secretaria.

Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: