terça-feira, 6 de outubro de 2020

Semdes promove conscientização sobre câncer de mama e colo do útero

 


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) programou ações preventivas que vão ser realizadas durante o Outubro Rosa com foco no combate aos cânceres de mama e do colo do útero. As atividades planejadas pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam) e pelo Departamento de Direitos Humanos da Semdes vão incluir rodas de conversa semanais com as servidoras da Secretaria e da Guarda Municipal.


O calendário das atividades foi divulgado e inicia tratando do tema da Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero, um Compromisso de Todos Nós, no dia 08; seguindo de Câncer de Mama e Autoexame, dia 15; Nutrição para Prevenção de Doenças, dia 22; e Saúde Mental e Câncer de Mama, no dia 30. Os encontros vão acontecer na sede do Nasgam a partir da 10h.


Para participar das rodas de conversa é preciso fazer uma inscrição simples por meio do link (outubrorosasemdes.cf). A medida visa controlar a quantidade de participantes respeitando as normas de prevenção a contaminação do novo coronavírus, expedidas em decretos Municipal e Estadual.


A secretária da Semdes, Mônica Santos, ressaltou a importância da informação como veículo de fortalecimento da prevenção e da diminuição de casos graves da doença. “Serão quatro encontros, um por semana, onde técnicos vão tirar dúvidas e levar informações que podem salvar vidas”, comentou.


A coordenadora do Nasgam, psicóloga Fátima Miranda, explicou que intuito maior é divulgar informações sobre o câncer de mama e colo de útero, entendendo que a prevenção deve ter suas ações ampliadas de modo a considerar que os cuidados à saúde comecem com a promoção de práticas e comportamentos considerados protetores. “É uma ação de grande importância para as mulheres onde vamos compartilhar saberes com o objetivo de identificar as causas, prevenção, tratamentos e recomendações sobre o câncer de mama. Na oportunidade, será ensinada a forma correta de fazer o autoexame”, concluiu.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com



Nenhum comentário: