A Secretaria
Executiva do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Natal (GGI-M) realizou
no dia 26 de outubro de 2022 mais um encontro do Colegiado Pleno. A pauta
principal foi a apresentação do exitoso trabalho desenvolvido pela Patrulha
Maria da Penha (PMP) de Natal como essencial ferramenta de proteção das vítimas
assistidas pela política pública de enfrentamento da violência doméstica e
familiar contra as mulheres.
O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Administração (Semad) e contou com a participação de representantes da Semdes, SME, Semul, Seinfra, SMG, Guarda Municipal do Natal (GMN) e ITEP, além de uma aluna da UFRN, de integrantes da PMP da GMN de Natal e da GM de Ceará Mirim, dentre eles a Comandante da PMP na cidade, que gentilmente atenderam ao convite.
O Secretário Executivo do GGIM, Emmanuel Campos, fez a abertura do evento, agradecendo a presença de todos os participantes, passando em seguida a palavra para a Secretária da Semdes, Dra. Sheila Freitas, que delegou a tarefa de explanar sobre o trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha às servidoras Udymar Pessoa, Assessora Técnica do Núcleo de Pesquisa em Cidadania Feminina (Nupfem) e Valéria Wanderley, Guarda Municipal e Assessora Técnica da Semdes.
As servidoras apresentaram o relato histórico a partir da implementação da Patrulha Maria da Penha na capital, passando pelas primeiras dificuldades enfrentadas e vindo até os dias atuais. Por meio de linha do tempo ano a ano, foram demonstrados o desempenho e os resultados exitosos dessa tão valorosa política pública que já é referência em todo o Estado do RN e tem sido tema de trabalhos acadêmicos de graduação, pós-graduação e até de doutorado, o que muito orgulha a todos os envolvidos.
Durante a apresentação, ao falar das atividades desenvolvidas, Udymar Pessoa não conseguiu conter a emoção e foi às lágrimas, sendo aplaudida calorosamente por todos os presentes.
A Dra. Sheila Freitas fez uma breve fala também muito emocionada ao final, deixando claras a sua dedicação e sua satisfação em poder se doar para contribuir com essa reconhecida e relevante política pública para a vida das mulheres que estão sob medida protetiva e são assistidas pelas equipes da Patrulha Maria da Penha na capital potiguar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário