sábado, 25 de setembro de 2010

Agentes da GMN são formados em curso de Multiplicador de Polícia Comunitária

Mesa das autoridades civis e militares

CGA's (Ivanaldo Cunha, Euclides Lima e Francisca Rodrigues), e GM's (Napoleão Medeiros e Augusto Silva) receberam certificados

Comandante GMN, Edivan Bezerra, recebe certificado como instrutor da capacitação

O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Edivan Bezerra Costa, participou nesta sexta-feira (24), na sede do comando geral da Polícia Militar do RN, da solenidade de conclusão do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária. A capacitação foi dirigida pela Diretoria de Ensino da PM em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e reuniu policiais militares e civis, guardas municipais e cidadãos da sociedade civil organizada.

A GMN formou nesse ciclo mais 5 integrantes da corporação, sendo 3 Chefes de Grupo de Ação (Euclides Lima, Ivanaldo Cunha e Francisca Rodrigues), e 2 guardas municipais (Napoleão Medeiros e Augusto Silva). O curso contou com uma carga horária de 80h e foi ministrado por uma equipe técnica formada por especialistas, mestres e doutores da Universidade Federal do RN, Polícia Militar e Guarda Municipal do Natal.

Os participantes foram habilitados nas temáticas de Direitos Humanos; Gestão de Projetos; Técnicas de Mobilização Social; Estruturação dos Conselhos Comunitários; Gestão pela qualidade na Segurança Pública; Polícia Comunitária Comparada e Troca de Experiências de Polícia Comunitária; Mediação Pacífica de Conflitos, entre outras disciplinas.

Na oportunidade o comandante GMN, Edivan Bezerra, recebeu certificado de participação efetiva no corpo docente da capacitação e a Chefe de Grupo de Ação (CGA), Francisca Rodrigues, representou a turma concluinte recebendo a certidão de conclusão do curso das mãos do Diretor de Ensino da PM, Cel. Francisco Canindé de Freitas. “Estamos formando nossos agentes como multiplicadores no que há de mais moderno em filosofia de ação policial, que é a pratica do policiamento comunitário”, definiu o comandante Edivan.

Esteve presente durante toda a solenidade o comandante geral da Polícia Militar do RN, Cel. Francisco Canindé de Araújo Silva, que em seu discurso enfatizou sobre a importância da doutrina de policiamento comunitário para a formação de uma sociedade mais segura e cidadã.

Multiplicador de Polícia Comunitária

Tem como objetivo formar novos agentes dentro da filosofia de Polícia comunitária, que é uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área.

O policiamento comunitário baseia-se na crença de que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas, na medida em que haja a participação de todos na sua identificação, análise e discussão.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: