sexta-feira, 17 de setembro de 2010

GMN atua em situação simulada de emergência

Isolamento de todos os acessos a veículos

Isolamento de todo o perimetro da ocorrência

Orientação GMN as ambulâncias conduzindo os feridos

Socorro da Samu sob segurança da GMN

Equipe da GMN que atuou na missão IMV

A Guarda Municipal do Natal (GMN) operacionalizou na tarde da quinta-feira (16) um efetivo de 20 agentes que atuaram no isolamento e segurança da simulação do Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) realizado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu). Toda a operação aconteceu no largo do ginásio Machadinho e envolveu várias instituições públicas.

A ação se deu por volta das 16h quando foi simulada uma emergência envolvendo um veículo de passeio e um ônibus lotado de passageiros, que acabou entrando em combustão. Daí foi acionado, via rádio freqüência, o Samu, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Semob. Todos partiram de suas respectivas instituições, onde teve analisado o tempo resposta de cada uma no deslocamento e ação de socorro.

Da GMN partiram quatro viaturas, sendo duas deslocadas do Parque da Cidade com 10 agentes do grupamento de Ação Tática (GAT) sob o comando do Chefe de Grupo de Ação Isaac Nascimento. Uma com guardas da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) saindo da Base 01 no Alecrim e comandada pelo GM Carlos Cruz e outra sob a direção do Chefe de Grupo de Ação Gurgel, partindo da sede da GMN.

Toda a movimentação da GMN durou poucos minutos e rapidamente isolou as três vias de acesso de veículos ao local do acidente com clones e viaturas localizadas. Os pontos de atendimento emergenciais as vítimas também foram isolados e guardas municipais foram divididos estrategicamente no campo de ação, objetivando manter a área apenas com os profissionais capacitados a observação médica.

O comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, juntamente com o subcomandante de Segurança, Izaac José Duarte, compareceu ao local no final da simulação. O comandante Edivan parabenizou a atuação dos guardas municipais, que desempenharam com competência toda a missão. “Nossos agentes estão de parabéns pela capacidade de pronta-resposta oferecida nessa situação de emergência e pela integração com as outras instituições envolvidas na operação”, disse.

A atividade envolveu cerca de cem pessoas entre atores, profissionais técnicos, equipe de apoio e jornalistas, além dos agentes das diversas repartições públicas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Nenhum comentário: