segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Operação combate o furto e a depredação nos cemitérios públicos da capital



Operação é intensificada
até a passagem do feriado de Finados


A Guarda Municipal do Natal (GMN) realizou na noite da última sexta-feira (19) uma operação de combate ao furto e depredação dos cemitérios públicos da capital. A ação resultou na apreensão de uma quantidade de crack e maconha e na prisão de duas pessoas que se encontravam fazendo uso de entorpecentes dentro do cemitério do bairro de Nova Descoberta.

A operação foi deflagrada por volta das 20h e se estendeu pela madrugada, sendo vistoriados os principais cemitérios públicos do município. Foi mobilizado por parte do Comando da GMN cinco equipes de guardas municipais que planejaram a operação de forma a cercar os prédios fiscalizados, enquanto outras guarnições realizavam varreduras nas dependências das edificações.

No momento que os agentes da GMN realizaram a incursão no cemitério de Nova Descoberta se deparam com um grupo que consumia drogas no local. Os mesmo tentaram se evadir da área, porém dois deles foram perseguidos e detidos pelos guardas municipais.

De acordo com o comandante em exercício da GMN, Carlos Cruz, a prática delituosa de furto e depredação de cemitérios por parte de vândalos e consumidores de entorpecentes é comum e vem sendo combatida pela GMN através de ações de repressão pontuais. “Sabemos que esses locais são utilizados como refúgio de dependentes químicos, que muitas vezes furtam objetos das lápides para serem vendidos ou trocados por drogas, principalmente o crack”, contou.

Cemitérios são utilizados por vândalos como local de consumo de drogas.
O subcomandande de Segurança em exercício da GMN, Rosivam Valle, informou que as fiscalizações vão ser intensificadas até a passagem do feriado de Finados no dia 02 de novembro. “Costumamos ampliar a segurança nessas unidades durante esse período, onde a frequência de visitas por parte da população aumenta consideravelmente”, falou.

As inspeções foram acompanhadas pelo titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva. “A Guarda Municipal vem cumprindo com responsabilidade sua missão de proteção ao cidadão e as instalações públicas do Natal”, finalizou o secretário.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.
Imagem 1:Sérgio Costa
Imagem 2: Arquivo GMN.

Nenhum comentário: