terça-feira, 30 de outubro de 2012

Semdes cria Núcleo de Inteligência



Secretário da Semdes, Carlos Paiva, é o responsável pela 
criação do NIT  (Imagem com o Comandante GMN, Izaac Duarte).
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, instituiu através de portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM, 23/10) o Núcleo de Inteligência e Tecnologia (NIT) da instituição. O órgão vai atuar como agência municipal de inteligência, sendo parte integrante do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

Ao NIT cabe a produção e proteção de conhecimentos sobre aspectos de interesse dos temas de segurança pública e de defesa social, voltado para assessorar no processo decisório do prefeito e do secretário da Semdes no âmbito da capital. Seus integrantes devem ser preferencialmente agentes oriundos dos quadros da Guarda Municipal do Natal (GMN) e devem ser distribuídos nos departamentos de Chefia do NIT e nas subseções de Análise, Pesquisa e Armazenamento de Dados; Contra-inteligência; Assuntos Sociais e Internos; e por fim Assuntos Operacionais e Criminais.

O documento prever as atribuições da Chefia e de todas as subsecões, como também os critérios de recrutamento do agente que vai atuar no âmbito administrativo e operacional do NIT, sendo estes nomeados via DOM com divulgação apenas de sua respectiva matrícula funcional.

O NIT será regido por lei federal que trata da classificação do sigilo da informação referente à administração pública, ficando seus integrantes sujeitos as punições tipificadas na lei federal vigente, em caso de quebra de sigilo das informações que tiver acesso no exercício de suas funções dentro do Núcleo.

A portaria na íntegra pode ser acessada clicando no link a seguir: PORTARIA CRIAÇÃO DO NIT.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: