segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Operação Verão começa com policiamento preventivo nas praias

Abertura oficial da Operação Verão Natal aconteceu na Praça Cívica.
A Operação Verão 2014 foi iniciada em Natal nesta sexta-feira (10) com ações voltadas para a execução de um policiamento preventivo em todas as praias da cidade. O lançamento oficial foi realizado pela Prefeitura Municipal na Praça Pedro Velho, bairro de Petrópolis, que contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e da Guarda Municipal.

A operação será desenvolvida em todas as praias, de Redinha a Ponta Negra, por meio de três frentes operacionais, sendo a primeira voltada para a segurança preventiva com rondas nos principais pontos de aglomerações; a segunda por meio da defesa civil com fiscalização e controle visando à ordem pública; e a terceira através do combate a poluição sonora com base na lei municipal 6.246/2011 que proíbe os paredões de som.

Ação integra GMN e Defesa Civil Municipal.
Na ocasião, foram apresentados os seis novos veículos de médio porte (caminhonetas) a serem utilizados na operação que se estenderá até o dia 28 de fevereiro. Durante o processo, serão mobilizados 20 guardas municipais que irão atuar em conjunto com uma equipe composta por seis agentes do Departamento de Defesa Civil da Semdes. O objetivo é reforçar a segurança dos natalenses e turistas principalmente em locais de grande fluxo de pessoas.

“Se faz necessário que o município dê também a sua contribuição na área de segurança pública, de forma preventiva, aumentando a sensação de segurança para munícipes e turistas”, disse o comandante geral da Guarda Municipal Gildelan Alves de Sousa. Segundo ele, também serão alvos da operação o Centro de Artesanato, paradas de ônibus, praças, mercado público da Redinha, entorno do Forte dos Reis Magos, entre outros locais que integram a extensão das praias em questão.
A Operação amplia a segurança nas praias da capital.
O chefe do setor de Defesa Civil e vistorias preventivas da Semdes, Paulo Henrique Costa informou que também serão feitas orientações aos visitantes e turistas bem como a fiscalização nas principais áreas de risco. Como exemplo dessa ação citou a orla de Ponta Negra que está em obras. “Nesse caso, especificamente, vamos orientar os banhistas para ter cuidado e atenção com relação aos pontos considerados críticos e que podem gerar acidentes”, frisou ele.

A expectativa dos representantes da Semdes e da Guarda Municipal é de total êxito para que o verão 2014 aconteça de forma tranquila. As irregularidades detectadas devem ser denunciadas pelo número 190. O titular da Semdes Osair Vasconcelos reforça, ainda, que a finalidade é “proteger os bens, serviços e instalações municipais, preservar o patrimônio ambiental e colaborar com a segurança pública com a devida atenção aos direitos constitucionais”.


Fonte: Assecom PMN.

Nenhum comentário: