quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Projeto Semente Cidadã é destaque no Jornal de Hoje

Semente Cidadã tem cinco anos de funcionamento
Iniciado há cinco anos com a proposta de segurança preventiva, o projeto social Semente Cidadã atende uma média de 120 crianças e adolescente entre oito e 16 anos de idade de vários bairros da Zona Norte de Natal. A ação, idealizada pela Guarda Municipal e gerenciada pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (Semdes), oferece aulas de atividades esportivas, musicais, suporte pedagógico e palestras sobre direitos e deveres nas dependências do ginásio Nélio Dias, no conjunto Gramoré.

Segundo o coordenador do projeto, Alexandre Melo, a iniciativa visa oferecer melhores condições de cidadania e dignidade aos participantes, para que eles consigam desenvolver uma segurança preventiva contra a violência e as drogas, bem como ter acesso a atividades que não poderiam desenvolver, por suas condições sócio-financeiras. Durante dois dias da semana, eles passam uma manhã ou tarde inteiros se dedicando às ações realizadas pelo projeto, sempre no horário oposto ao da escola.

“Trabalhamos com a segurança preventiva, para evitar que essas crianças e adolescentes tenham contato com o mundo das drogas e da violência, que são as pragas modernas. A nossa missão é plantar a semente que gera bons frutos e essa foi a forma encontrada para isso, oferecer atividades esportivas, musicais e de reforço escolar para que eles entendam e tenham acesso aos direitos que muitas vezes lhe são negados, e assim, possam exercer a sua cidadania plena”, explicou.

Ele afirmou que o projeto foi muito bem recebido pela comunidade e que os realizadores sempre recebem retorno positivo por parte de pais e responsáveis dos participantes, que reconhecem a importância da ação para seus dependentes. E que a ação possui um conjunto de regras a serem seguidas, como, por exemplo, amar e respeitar ao próximo e não falar palavrão. A família, segundo Alexandre, também recebe atenção.

“Notamos que a interação e a participação dos pais são muito grandes e positivas, que eles sabem a importância de cada uma das atividades realizadas aqui para o futuro dos filhos e que é por isso que trabalhamos com tanto ênfase o papel da família, que é a base de tudo. E vemos também que nossos alunos são conscientes e participativos, que eles entendem e aplicam o que vivenciam aqui no dia-a-dia deles, buscando uma vida digna e cidadã”, afirmou.

Marcos Pedro, que tem uma filha de12 anos inscrita no vôlei e nas aulas de música, reconhece a importância da iniciativa. “É muito bom, principalmente para essa faixa etária que precisa de atividades que ocupem o horário contrário à escola com ações boas e que possam exercer a cidadania. Ela está aprendendo ainda, mas agora não fica mais em casa, sem fazer nada ou na internet, por exemplo”, falou. 

Projeto foi escolhido o melhor do Brasil em 2010 

Alexandre Melo explicou que o projeto, que é financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), foi criado em 2009 e que, no ano seguinte, recebeu a comenda de honra ao mérito do órgão como o melhor projeto de segurança preventiva do Brasil. Hoje, ele é divulgado nas escolas públicas da zona Norte de Natal.

“Nós passamos nas escolas e explicamos o que é o projeto e as atividades realizadas, que temos vencedores em duas categorias na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e em eventos esportivos para que os interessados se inscrevam. Além das atividades que já são realizadas, planejamos oferecer também judô e basquete a partir do próximo mês”, falou.

Foi assim que a estudante Alice Isabel, de 15 anos, tomou conhecimento do projeto e iniciou as aulas de música, há cerca de três meses. Hoje, ela planeja se inscrever no futsal feminino, nas próximas semanas. “Eu estou gostando muito, sempre quis fazer aulas de violão, mas nunca tive oportunidade. Hoje, até penso em comprar um instrumento, para aprimorar meus estudos aqui”, falou.

Quem também foi atraído pela proposta do Semente Cidadã foi o administrador aposentado Waldir Venâncio, que atua como voluntário no projeto e sonha com o dia em que o poder público investirá em ações sociais como esse. “Me sinto muito bem, fico doente nos dias em que não posso vir, porque estamos lutando para ajudar crianças e adolescentes a terem um futuro melhor, uma vida mais sadia e melhor, com dignidade e cidadania”, afirmou.

É isso também que a dona de casa Katiane Bento deseja para a filha de nove anos, que faz aulas de violão, nos dois dias em que o projeto é realizado no Nélio Dias. “Assim que soube, corri para fazer a inscrição da minha filha, que gosta muito de música e sempre quis fazer aula, mas não tínhamos condições de pagar. Hoje, ela está aqui e muito feliz, eu também me sinto muito bem, por ela estar realizando um sonho”, falou.


Fonte: Jornal de Hoje.

Nenhum comentário: