quinta-feira, 9 de abril de 2015

Semdes finaliza exame psicológico de 60 guardas municipais

Todo o efetivo deve ser submetido ao exame psicológico a cada dois anos
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) finaliza nesta quinta-feira (09) o processo de avaliação psicológica referente ao uso de arma de fogo de 60 agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN). Já na próxima semana outros 60 guardas passam pelo procedimento, que é exigido no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Departamento de Polícia Federal (DPF) e a Prefeitura Municipal do Natal, que prevê a cada dois anos o exame para manutenção do porte de arma de fogo da instituição.

As turmas são compostas de 15 guardas, que são submetidos a dois testes consecutivos, sendo o primeiro voltado especificamente para a parte teórica do exame, e o segundo composto de entrevista individual, onde é avaliada a capacidade psicológica do agente no tocante ao porte e uso de arma de fogo.

O secretário da Semdes, Osório Jácome, ressaltou que a manutenção do porte de arma da corporação é uma das prioridades da gestão, visto que a GMN é uma corporação que tem o armamento como uma das ferramentas do trabalho de prevenção à violência. “Sabemos da importância da Guarda Municipal para Natal e dentro dessa ótica estaremos trabalhando sempre no sentido do fortalecimento da instituição”, disse.

O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, informou que neste mês a meta é que mais de 200 guardas passem pelo exame. “Até o final do mês outros 140 guardas municipais vão realizar o teste psicológico, com isso, acreditamos que ainda nesse primeiro semestre todo o efetivo esteja plenamente avaliado”, informou.

O agente da Guarda Municipal do Natal realiza anualmente curso de aperfeiçoamento de 80h com disciplinas práticas e teóricas e a cada dois anos o efetivo é submetido a exame psicológico. A iniciativa é responsável por manter o quadro de agentes de segurança pública da GMN capacitado e apto para atuar nas várias situações que cabem a intervenção dos guardas municipais.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: