quinta-feira, 17 de março de 2016

Emenda deve trazer investimento de R$ 500 mil para segurança pública de Natal

Proposta pretende investir na Central de Videomonitoramento da GMN e no projeto Amana
A Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) lançou no Sistema de Gestão de Convênios do Ministério da Justiça (Sincov/MJ) uma proposta de captação de recursos para ser aplicado pela Prefeitura na segurança pública de Natal. O projeto tem como base justificar e liberar o investimento de R$ 500 mil destinado para a área de segurança da capital por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal, Antônio Jácome.

Os recursos dizem respeito ao Programa Justiça, Cidadania e Segurança Pública com vistas a efetivação do Sistema Integrado de Prevenção da Violência e a Criminalidade. A proposta traz como objetivo principal a expansão e o fortalecimento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), apoiando também as ações dos projetos sociais de segurança preventiva operados pela Guarda Municipal do Natal (GMN).

Em linhas gerais, os recursos previsto na proposta serão aplicados na estruturação física da Central de Videomonitoramento da GMN com a aquisição de novos equipamentos que vão possibilitar um incremento de 400% nos monitores de imagem de LED, como também aquisição de viatura específica para o setor, novos computadores, rádios portáteis, e outros equipamento necessários para o melhor funcionamento da central de imagens de segurança do município. Os valores também vão servir para instalação e treinamento do corpo de guardas municipais que atuam no sistema de monitoramento de câmaras.

Já no tocante aos projetos de segurança preventiva desenvolvidos pela GMN, a intenção é contemplar o Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), que é coordenado por agentes lotados no Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal, com atividades de cidadania voltadas a crianças de 09 a 13 anos, que são realizadas no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Nesse sentido, o plano é realizar aquisição de veículo, instrumentos musicais, bolas de futsal, basquete, handebol e vólei, uniforme para instrutores e fardamento para os alunos, além de equipamentos de eletro informática e de mobiliário de apoio ao trabalho administrativo.

O trabalho técnico foi concluído com competência, estamos agora aguardando a aprovação da proposta pelo Ministério da Justiça e com isso vamos ampliar os investimentos em segurança pública em Natal”, ressaltou o titular da Semdes, Osório Jácome.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: