sexta-feira, 26 de maio de 2017

Efetivo da GMN passa por avaliação psicológica

A cada dois anos o efetivo da GMN é submetido a avaliação psicológica para o porte de arma de fogo
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) retomou o processo de avaliação psicológica referente ao uso de arma de fogo dos agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN). A providência faz parte dos procedimentos exigidos no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Departamento de Polícia Federal (DPF\RN) e a Prefeitura Municipal do Natal, que prevê a cada dois anos o exame para manutenção do porte de arma de fogo da instituição.

Os exames são realizados por psicólogos credenciados junto ao Departamento de Polícia Federal (DPF). As exigências necessárias para realização do teste requer do agente a não ingestão de bebida alcoólica nas 48h que antecedem a prova, estar bem alimentado e ter uma boa noite de sono, de forma a se apresentar para a avaliação bem fisicamente.
As turmas são compostas por 15 guardas municipais, que devem ser submetidos a dois testes consecutivos, sendo o primeiro voltado especificamente para a parte teórica do exame, e o segundo composto de entrevista individual.

O comandante da GMN, Michel Dantas, informou que já no próximo sábado (27) será concluída a quarta turma de agentes avaliados. “A manutenção do porte de arma de fogo do nosso efetivo passa por essa avaliação que a Semdes e o Comando vem se empenhando para mantê-la regularmente como rege o convênio firmado com a Polícia Federal”, informou.

Já o subcomandante de Instrução e Material da GMN, Sousa Filho, ressaltou a importância de manter o efetivo apto para atuar com armamento e contribuir com a segurança pública. “O exame nos dar a indicação que o guarda municipal armado tem capacidade psicológica para portar e manusear arma de fogo e isso é relevante para a sociedade, pois traz segurança”, comentou.

Atualmente o efetivo da Guarda Municipal do Natal é de cerca de 450 agentes. Esses homens e mulheres passam anualmente por curso de aperfeiçoamento de no mínimo 80h, inclusive com prática de tiro com armamento de fogo. A GMN conta com 25 anos de atuação na capital.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: