segunda-feira, 8 de maio de 2017

Aulas de música ajudam na formação cidadã dos Agentes Mirins Ambientais de Natal

Projeto atende 60 crianças carentes com instruções de música e cidadania
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vem utilizando a música como ferramenta de formação cidadã das crianças carentes atendidas pelo projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), que é operado pelo corpo técnico da Guarda Municipal (GMN). Os 60 alunos beneficiados com a ação de segurança preventiva estão tendo regularmente os primeiros contatos com a teoria musical e aprendendo a desenvolver canções com a utilização da flauta doce.

Já nas aulas iniciais ministradas pelo músico e professor Rener Fraga, é possível identifica alguns talentos e como a disciplina envolve e motiva a turma, que adquiriu um olhar diferenciado para a arte musical, demonstrada pelo interesse em aprender e conseguir entoa suas primeiras músicas com a flauta. Na instrução é possível constatar que as crianças começam a ter noção musical e apego ao instrumento como uma forma de lazer e entretenimento sadio, que vem complementar o conhecimento formal adquirido na escola regular.
Aulas teóricas reforçam o aprendizado de música das crianças
As instruções são realizadas de maneira lúdica fazendo com que os alunos tenham os contatos iniciais com o instrumento e em seguida sendo apresentadas suas partes e funções. Outro ponto é que as aulas unem teoria e prática de maneira constante, fazendo com que a notas musicais e ritmos explicados no quadro sejam vistos e sentidos na prática com a utilização do instrumento musical. “O projeto Amana tem esse diferencial de unir conhecimento ambiental, lazer, esporte e arte, tudo para contribuir na formação de cidadãos socialmente conscientes”, comentou o titular da Semdes, João Paulo Mendes.

Além de despertar o interesse dos alunos pela boa música, o plano é que seja formada uma nova orquestra de flautas no projeto, onde cada criança atendida pelo Amana seja protagonista da ação. Com isso, será possível integrar ainda mais o grupo com apresentações em eventos sociais, em escolas e em outras situações onde a educação, a conscientização e a cidadania sejam os temas de relevância.

Outro fator importante da ação é que a sede do Amana fica situada na Zona de Proteção Ambiental 01, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. As instalações confortáveis e o ambiente natural do local contribui para o desenvolvimento das atividades que acontecem sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras. “Isso fortalece as atividades do projeto que vem formando alunos mais comprometidos com os estudos e podemos perceber que as famílias estão mais presentes e envolvidas com a educação de seus filhos”, garantiu o guarda municipal e coordenador do Amana, Marconi Lucas.

Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal por meio da Semdes em novembro de 2013 e atende 60 crianças na faixa etária de 07 a 12 anos, do bairro de Cidade Nova. Os alunos recebem semanalmente instruções trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: