segunda-feira, 15 de maio de 2017

GMN conta com equipamentos de controle de distúrbio civil

O objetivo é preservar o bem público contra ações de vandalismo
A Prefeitura do Natal adquiriu equipamentos de proteção individual que possibilitaram a formação de um grupo de controle de distúrbio civil no âmbito da Guarda Municipal do Natal (GMN). A iniciativa tem o objetivo de preservar o patrimônio público municipal contra possíveis ações violentas de depredação do bem público praticadas por grupos infiltrados em algumas manifestações populares.

Os guardas municipais contam com equipamentos apropriados para desenvolver os procedimentos legais para conter distúrbios, a exemplo de escudos, capacetes, caneleiras, joelheiras, coletes, cassetetes e armamento menos que letal com acionamento de munição de borracha. Uma das primeiras intervenções efetivadas pelos agentes aconteceu na quinta-feira (11), quando uma manifestação foi realizada na frente do prédio sede da Prefeitura de Natal. O movimento foi pacífico e os guardas municipais apenas acompanharam a manifestação guarnecendo a entrada do prédio.

O comandante da GMN, Michel Dantas, lembrou que algum tempo um efetivo de 30 guardas municipais realizaram um estágio de controle de distúrbios civis promovido pelo Exército Brasileiro. A capacitação foi essencialmente prática e foram utilizadas as técnicas usuais padronizadas e empregadas pelas tropas do Exército Brasileiro.

Os instrutores orientaram sobre os principais armamentos de baixo poder de letalidade usados contra a turba e na dispersão de aglomerações ameaçadoras, a exemplo dos gases e munições de impacto controlado. Foi implantado o sistema de posicionamento do pelotão de combate com a missão de cada agente dentro do bloco, que atuou buscando imprimir a realidade encontrada nas missões de controle de vandalismo civil.

Os guardas municipais puderam empregar de forma prática os modos operacionais de dispersão, deslocamento em linha, formação de guarda baixa emassada e outras técnicas. “Com esses equipamentos podemos dar mais segurança ao guarda municipal que tem a responsabilidade de preserva o bem público do município”, comentou o comandante Michel Dantas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: