sexta-feira, 27 de abril de 2018

GMN vai intensificar patrulhamento em área da UBS de Nova Natal

A intenção é combater a prática de furto e outros delitos na área
A Guarda Municipal do Natal (GMN) vai intensificar o patrulhamento ostensivo na área onde se situa a Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Nova Natal, zona Norte da capital. A medida foi discutida em reunião ocorrida nessa quinta-feira (26), que contou com a participação do subcomandante de Segurança da GMN, R. Costa, do coordenador da Ronda de Proteção a Saúde da GMN - Área Norte 1, GM Agrimalde, da secretária-adjunta de Saúde de Natal, Genilce Almeida, direção e servidores da UBS Nova Natal, além de representantes da comunidade.

No encontro foram discutidas ações para inibir delitos relacionados a furtos. Na ocasião, o subcomandante R. Costa, apontou para a necessidade da comunidade se fazer mais presente denunciando atitudes estranhas e pessoas suspeitas de cometimento desse tipo de crime. Na fala do subcomandante foi destacada o senso de pertencimento comunitário, já que a UBS tem como missão atender a população residente na vizinhança. “Estamos mostrando e buscando a comunidade para nos ajudar. Juntos o patrulhamento da GMN pode atuar com maior rapidez e eficiência. É preciso que a comunidade entenda que o posto de saúde é deles, e que qualquer crime contra ele é um crime contra a comunidade”, explicou.

Reunião uniu a GMN, gestores da Secretaria de Saúde e a comunidade
Um dos fatos debatidos na reunião foi o furto de um condensador de ar realizado a luz do dia no último final de semana. O delito foi acompanhado por alguns moradores que preferiram tomar a iniciativa de filmar o crime, em vez de acionar o patrulhamento ostensivo da Guarda Municipal. “Quando um aparelho desse é furtado e um dentista ou um médico fica impossibilitado de trabalhar quem sofre é a comunidade. Por isso precisamos de um maior envolvimento de todos para combater a criminalidade”, comentou R. Costa.

As ações da GMN na área serão empregadas pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e pela Ronda de Proteção a Saúde (RondaS). Além do patrulhamento realizado rotineiramente, a direção da unidade de saúde e servidores possuem o contato diretor do comandante da viatura da área, o que possibilita uma comunicação direta mais rápida e um atendimento mais ágil por parte dos guardas municipais.
 
RondaS

O Rondas tem a finalidade de realizar patrulhamento ostensivo direcionado as 82 unidades médicas municipais situadas nos cinco distritos sanitários de Natal. É utilizado um efetivo diário de 25 guardas municipais que têm a responsabilidade de dar segurança aos servidores e pacientes que necessitam dos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura. A ação foi implantada por meio de convênio firmado entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes).


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: