quarta-feira, 18 de abril de 2018

Ronda de Proteção Escolar da GMN é apresentada em Fórum de Gestores das unidades de ensino de Natal

Gestores da escolas municipais de Natal conheceram melhor o trabalho do Rope/GMN
As ações de segurança preventiva e ostensivas realizadas pela Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) foram apresentadas durante a reunião administrativa do Fórum dos Gestores das Escolas Municipais da capital (Fogem), que ocorreu na tarde da segunda-feira (16), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Na oportunidade, foi ministrada uma palestra abordando o tema: “A atuação do Rope nas Escolas Públicas de Natal”, como também montado um estande expondo equipamentos utilizados pelos guardas municipais e materiais apreendidos no interior e adjacências das unidades pedagógicas. A palestra foi conduzida pelo coordenado do Rope/GMN, supervisor Bruno Tavares, que apresentou um histórico do serviço promovido pela Ronda de Proteção Escolar durante os três anos de criação do pelotão.

Secretária Municipal de Educação, Justina Iva, acompanhou a apresentação
Foi explicado sobre o tripé de sustentação do trabalho de segurança promovido pela Guarda Municipal nas escolas, composto pelo Patrulhamento Escolar; a Segurança de Eventos; e a Ação Social Preventiva. Na primeira situação vem a Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando diariamente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implementadas medidas segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas, onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.

O supervisor Bruno também apresentou aos gestores escolares projetos que devem ser trabalhados pelo Rope/GMN junto a comunidade escolar. No caso, a criação das oficinas de grafite e de música, e ainda novos temas de palestras como “Ciberbulliyng”, “Drogas”, Violência Escolar”, e “Facções Criminosas”, além de temas relacionados a segurança e direitos civis direcionados aos pais de alunos e servidores das escolas municipais.

“Dentro desse campo, a Guarda Municipal já atua qualificando os porteiros escolares com palestras sobre postura e procedimentos de segurança, que devem sem ampliados com o projeto Café com Gestores, onde a coordenação do Rope terá reuniões periódicas com os responsáveis pela administração das escolas municipais, no intuito de discutir assuntos importantes como segurança, direitos e sobre o dia a dia escolar”, acrescentou o coordenador do Rope, Bruno Tavares.

A apresentação do Rope/GMN contou com as presenças da titular da Secretaria Municipal de Educação, Justina Iva, do subcomandante de Segurança da GMN, R. Costa, e de gestores das escolas municipais de Natal.


Texto: Assecom GMN.
 Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: