quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Agentes mirins participam do Outubro Sustentável com plantio de mudas na UFRN

O processo do plantio das mudas nativas foi antecedido de informações sobre meio ambiente e sustentabilidade.
O projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) realizou, na manhã desta quarta-feira (31), uma atividade focada na preservação do meio ambiente. A medida envolvendo as crianças e adolescentes do Amana resultou no plantio de dezenas de mudas de plantas dentro da área privativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A ação faz parte do movimento Outubro Sustentável, encampado por professores da UFRN.

O processo do plantio das mudas nativas foi antecedido de informações sobre meio ambiente e sustentabilidade. Os alunos do Amana compreenderam melhor a importância dos elementos que reforçam a consciência de preservação do meio natural e de combate as práticas danosas ao meio ambiente. Os alunos foram orientados sobre os procedimentos corretos relacionados ao consumo e a sustentabilidade. E puderam ampliar o conhecimento nos procedimentos de semear as mudas e abrir o solo, fincar a muda e fazer o primeiro ato de irrigação da planta em área definitiva.


O guarda municipal e coordenador do Amana, Marconi Lucas, explicou que o Outubro Sustentável é uma ação que busca gerar na sociedade conduta de conscientização em relação ao meio ambiente. Medidas como observar e cuidar do seu lixo para evitar a proliferação de doenças, está atento a quantidade de produtos industrializados que podem ser substituídos por produtos in natura, criar cautela no consumo de água e energia elétrica e repensar a sua mobilidade urbana são importantes iniciativas de implantar o consumo sustentável. “Você individualmente pode mudar e se tornar um agente transformador e agregador e isso somado fortalece o coletivo social voltado a sustentabilidade”, comentou.

Os agentes mirins também tiveram a oportunidade de assistir vídeos didáticos com informações que reforçam a conduta de consumir de maneira sustentável. O Outubro Sustentável também contou com a palestra “Consumo sustentável você é o que você consome”, ministrada pela mestre em Educação da UFRN, Marjorie Medeiros.


Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013. É coordenado e operado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio da Guarda Municipal do Natal (GMN).

As crianças são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: