segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Programa “Trabalhando com Saúde” é implantado na Guarda Municipal do Natal

A ação busca a melhoria da qualidade de vida do servidor da Guarda Municipal
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vem intensificando as ações desenvolvidas pelo “Programa Trabalhando com Saúde”, criado e operado pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam). A ação contemplou na manhã desta segunda-feira (12) mais de 30 guardas municipais que tiveram suas condições básicas de saúde avaliadas antes de sair para o serviço de patrulhamento nas ruas.

Na ocasião, a equipe de enfermagem do Nasgam avaliou o índice de glicemia de cada guarda, como também aferiu a pressão arterial dos agentes. Durante a ação foi possível identificar algumas alterações nos testes realizados, possibilitando assim indicações clínicas para que o servidor possa agir preventivamente.

Para o titular da Semdes, Paulo Victor Barra, a iniciativa torna o ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso, além de contribuir para que o servidor se sinta bem e tenha melhores condições para produzir mais e melhor. “A ação busca a melhoria da qualidade de vida do servidor da Guarda Municipal pela prevenção que é a melhor maneira de se manter uma boa saúde e isso necessariamente se reflete no trabalho de segurança desenvolvido por esses profissionais que vão poder atuar melhor e assim se aproximar das expectativas da sociedade a qual servem”, comentou.


O chefe de grupo de ação e coordenador do Nasgam, Alexandre Melo, explicou que a iniciativa é importante a saúde do guarda municipal já que os resultados colhidos servirão de base para o planejamento de ações realizadas pelo Núcleo unindo atividade física e nutrição, e dando uma atenção mais individualizada aos casos dos guardas identificados com alterações nas taxas de glicemia e na pressão arterial.

“A ação na sede administrativa da Guarda Municipal será mensal, toda primeira segunda-feira de cada mês a equipe do Nasgam estará na sede a disposição dos guardas municipais que queiram fazer uso dos serviços oferecidos”, informou o coordenador do Nasgam.

O Nasgam atende todo o corpo de servidores da Semdes e é composto por agentes habilitados nas áreas de psicologia, enfermagem, nutrição, educação física e sociologia. Tem objetivo de oferecer apoio psicossocial e nutricional ao profissional de segurança pública da GMN. O Nasgam é responsável por avaliações psicossociais periódicas do efetivo, além de atuar no âmbito das relações profissionais agindo de forma permanente no apoio e orientação nas dificuldades envolvendo agentes da GMN e promovendo qualidade de vida no trabalho.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: