quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

GMN resgata animais abandonados em área do bairro Cidade Satélite

Cavalos foram retirados das ruas e levados ao curral municipal

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) resgataram na tarde dessa quarta-feira (12), dois cavalos que estavam abandonados nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cidade Satélite, na zona Sul da capital. Um dos cavalos era filhote e demonstrava sinais de descaso por parte do proprietário que o abandonou na rua sem alimento e água.

De acordo com a coordenadora do Gaam/GMN, Francineide Maria, a viatura de patrulhamento da Guarda Municipal foi acionada por populares que demonstraram preocupação com os animais que perambulavam pelas ruas. Uma das apreensões dos denunciantes era a possibilidade de ocasionar algum acidente envolvendo os animais e veículos que trafegavam na área. “Quando a guarnição chegou ao local visualizamos logo o perigo e com ajuda de populares conseguimos capturar e retirar das ruas os dois cavalos, então acionamos a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para levar os animais para o curral municipal”, contou.

A coordenadora do Gaam comentou ainda que é comum pessoas abandonarem animais nas ruas, principalmente quando eles estão com algum tipo de enfermidade ou ferimento mais grave. “No último final de semana atendemos uma ocorrência também de abandono de cavalos, sendo que um deles estava com as duas patas traseiras quebradas devido uma colisão de veículo. Esse tipo de ação é crime e o responsável pode responder tanto na esfera penal quanto civil”, ressaltou.

Para denunciar abandono ou maus tratos de animais o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) no telefone 3232-2650 ou com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) no 190, e sendo em área de rodovia federal a intervenção cabe a Polícia Rodoviária Federal no 191. O denunciante não precisa se identificar.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: