sexta-feira, 18 de junho de 2021

Guarda Municipal resgata iguana atacada por cães da raça pitbull

 

Os Guardas municipais resgataram o animal já bastante ferido

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) resgataram uma iguana adulta que foi atacada por cachorros da raça pitbull numa residência situada na Rua Iguaci, conjunto Jiqui, na zona Sul da capital. O réptil estava bastante ferido e com o sinais vitais quase imperceptíveis.


Os guardas municipais conduziram a iguana ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama onde o animal passou por avaliação de um analista ambiental e foi constatada o óbito do mesmo. O cadáver ficou na posse do Ibama que vai utilizar para fazer taxidermia, que é uma maneira de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. A técnica preserva as características da forma da pele, corpo e tamanho dos animais.


As iguanas são uma das espécies mais resgatadas pelos guardas do Grupamento Ambiental da GMN. O réptil é encontrado em diversos bairros da capital e muitas vezes adentram residências, calçadas e até mesmo em ruas com fluxo de trânsito mais intenso. As iguanas têm hábitos vivem em árvores, podendo atingir até 180 cm de comprimento. Quando jovens, possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores, apresentam, ao longo do corpo, listras escuras. A cauda de uma iguana possui dois terços do comprimento total do corpo.


O coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz, informou que mensalmente a Guarda Municipal chega a resgatar em área urbana cerca de 10 iguanas. Boa parte das vezes os répteis estão em região de perigo. “Há uma facilidade muito grande de se encontrar iguanas nas ruas de Natal. Por mês chegamos a resgatar até 10 animais com porte de médio a grande e esses animais são soltos nas áreas do Parque da Cidade ou Parque da Dunas”, comentou.


O procedimento para os animais silvestres que são resgatados com ferimentos é primeiro tratá-los e só após avaliar seu retorno ao meu ambiente. O animal resgatado com alguma lesão é levado ao Ibama, que dispõem de biólogos que podem trata da espécie e analisar quando o mesmo terá condições de ser devolvido à natureza.


Qualquer cidadão que se deparar com algum animal silvestre fora do seu habitat pode solicitar o apoio do GAAM\GMN através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) ligando para o número 190. É importante que as pessoas nunca espanquem ou tentem matar o animal, apenas acionem a guarnição para fazer o resgate em segurança.



Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: