O urutau é uma ave de rapina que chega a medir 40cm de comprimento |
Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) resgataram nessa terça-feira (08), um urutau, que é uma ave de rapina que chega a medir 40 cm de comprimento e peso de até 200 gramas. O pássaro chegou a cair na área de uma residência situada, no bairro Pajuçara, zona Norte da capital.
De acordo com informações repassadas pelo coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz, a guarnição de resgate de animais silvestre do Grupamento Ambiental foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para realizar o resgate da ave. No local, os guardas identificaram que o urutau se encontrava ferido, tendo uma das asas lesionada o impedindo de voar.
“Não soubemos precisar o que ocasionou a lesão na asa do pássaro, mas suspeitamos que poderia ter sido causado por choque elétrico ou mesmo alguma pancada contra algum objeto. O importante é que conseguimos resgatar a ave com vida, demos os primeiros cuidados e vamos encaminhar para tratamento”, contou Isaac Cruz.
O urutau foi encaminhado pelos guardas municipais ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama. O pássaro vai passar por avaliação veterinária, terá a lesão tratada e após a quarentena deve ser avaliado a possibilidade de retorno a natureza.
Urutau são animais antigos e raros. Seus hábitos são noturnos e durante o dia faz jus ao seu apelido de ave-fantasma, pois permanece totalmente imóvel sobre um tronco, um galho e até mesmo sobre uma cerca, usando sua plumagem para confundir possíveis predadores. É muito difícil de se saber onde ele se esconde. Sua alimentação basicamente é feita de insetos, morcegos, lagartos e outros pequenos pássaros.
Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.
Foto: Ilustrativa Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário