Ação comunitária ocorreu no CMEI Arnaldo Arsênio, bairro Planalto |
A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) participou de uma atividade comunitária desenvolvida para as famílias das crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil (CMEI) Arnaldo Arsênio de Azevedo, situado no bairro Planalto, zona Oeste da capital. O evento denominado “Feijoada da Família” contou com a participação direta dos guardas municipais do Rope, que além de organizarem a segurança do momento, proporcionaram uma apresentação cultural com música ao vivo.
O coordenador do Rope/GMN, CGA Manoel Menezes, explicou que um dos mais importantes objetivos do Ronda de Proteção Escolar é fortalecer os vínculos comunitários unindo a GMN e a comunidade escolar de maneira que a confiança mútua contribua na segurança e no desenvolvimento sadio das atividades pedagógicas. “A participação dos nossos guardas Irami e Paulo Eduardo cantando músicas dos vários gêneros e interagindo com a comunidade fortalece a parceria escola, família e Guarda Municipal”, comentou.
Outro
ponto ressaltado pela Coordenação do Rope é a importância da integração da
corporação com a comunidade escolar como uma maneira de quebrar qualquer
possibilidade de distância entre o cidadão e o operador de segurança pública,
fazendo com que a sociedade assimile que o operador de segurança pública é um
amigo e protetor.
“Serviço de segurança nas escolas é necessariamente uma integração onde não somente o guarda é o responsável pela paz no ambiente escolar, mas também toda a comunidade composta por professores, servidores, gestores, alunos e as famílias. O Rope é um exemplo de segurança preventiva comunitária”, ressaltou a titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas.
O
Rope atua com base num tripé de segurança nas escolas, composto pelo
Patrulhamento Escolar; a Segurança de Eventos; e a Ação Social Preventiva. Na
primeira situação vem a Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando
diariamente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada
para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse
sentido, são implementadas medidas segurança para atuar de forma móvel e fixa,
dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas, onde os
alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais
palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como
um agente protetor e amigo.
O Rope foi criado em novembro de 2014 por meio de um convênio entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e de Educação (SME). O convênio define as responsabilidades legais de atuação de cada órgão e garante recursos para o funcionamento do serviço de segurança preventiva. A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) atua no patrulhamento preventivo de 146 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) espalhados pelas quatro zonas administrativas do município de Natal.
Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário