Palestra foi realizada numa escola municipal do Parque dos Coqueiros na zona Norte de Natal |
A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal do Natal (PMP/GMN) iniciou nessa terça-feira (09), um novo projeto de conscientização e divulgação das leis de amparo à mulher vítima de violência doméstica. O foco da ação são as escolas, tendo como público-alvo adolescentes e jovens estudantes.
A primeira unidade pedagógica a receber a palestra sobre violência doméstica foi a Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, situada no Parque dos Coqueiros, zona Norte da cidade. Na ocasião, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Natal, Michely Oliveira, e o guarda municipal bacharel em Direito, GM Alcebíades, abordaram numa apresentação em linguagem simples e didática as ação da Patrulha Maria da Penha e a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), respectivamente, onde foram mostradas as punições para quem pratica violência doméstica, os tipos de violências, os locais onde buscar ajudar, como denunciar crimes dessa natureza, funcionamento da Patrulha e outras informações que versam sobre essa pauta.
“Entendemos que a escola pode formar novos conceitos de civilidade, de respeito ao ser humano e é um local importante para falar sobre violência doméstica com o intuito de conscientizar os jovens e diminuir os índices desse tipo de violência na capital”, comentou a secretária.
A coordenadora da Patrulha contou que a receptividade dos estudantes para o tema foi muito boa, o que mostrou que o rompimento da cultura da violência doméstica passa pela educação. “Os alunos ficaram atentos e interagiram muito durante a palestra. Muitas dúvidas, muitas perguntas e questionamentos. O público jovem tem sede de entender o cenário no qual vivem, porque querem viver numa sociedade mais justa, onde homens e mulheres possam na prática gozar dos mesmos direitos”, comentou Michely.
O trabalho da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) desenvolvido pela equipe da Patrulha Maria da Penha vem sendo ampliado. Além do serviço de proteção, amparo e monitoramento das vítimas de violência doméstica, a Patrulha construiu parcerias que estão propiciando capacitação profissional e alimentos às mulheres vítimas que necessitam dessas ajudas. A Patrulha Maria da Penha na Comunidade e na Escola é um novo passo para o fortalecimento das ações de combate à violência contra a mulher na capital.
Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário