sexta-feira, 16 de abril de 2010

Semdes inicia processo de capacitação técnica da Guarda Municipal do Natal


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) deu início nesta sexta-feira (16) a atividade de capacitação técnica da Guarda Municipal do Natal (GMN). O processo vai ser desenvolvido em duas etapas distintas, sendo a primeira voltada para a avaliação psicológica da corporação no tocante ao uso de arma de fogo e a segunda focada no curso de aperfeiçoamento profissional, que segue os parâmetros metodológicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Nesse primeiro momento a psicóloga credenciada junto ao Departamento de Polícia Federal (DPF), Jordana Bulhões, ministrou uma palestra explicativa sobre os trâmites utilizados no desenvolvimento do exame psicológico. Pontuou as exigências necessárias para realização do teste, que requer do agente a não ingestão de bebida alcoólica nas 48h que antecede a prova, estar bem alimentado e ter uma boa noite de sono, de formar a se apresentar para a avaliação bem fisicamente.


De acordo com a psicóloga, a análise psicológica do corpo de guardas municipais inicia na tarde da próxima segunda-feira (19). Estão formadas turmas composta de 20 agentes, que devem ser submetidos a dois dias de teste consecutivos, sendo o primeiro voltado especificamente para a parte teórica do exame, e o segundo composto de entrevista individual.


“Estamos seguindo exatamente as exigências do Departamento de Polícia Federal. O teste é padronizado e desenvolvido de forma equânime, priorizando avaliar se o agente de segurança tem ou não aptidão para manusear arma de fogo”, explicou à psicóloga.


Segundo o titular da Semdes, Sérgio Leocádio, todo o efetivo funcional da Guarda Municipal vai passar pelo processo de capacitação profissional, totalizando 540 agentes de segurança. “Esse trabalho de especialização da Guarda Municipal será importante para a melhoria da segurança pública da nossa cidade. A segurança é um ponto no qual a prefeita Micarla de Sousa se preocupa e cobra empenho”, assegurou o secretário.


Outro fator apresentado na reunião foi o início da capacitação ética e profissional dos guardas de acordo com a matriz curricular da Senasp. Segundo o comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, tudo se encontra programado para que a capacitação teórica seja deflagrada nos primeiros dias do mês de maio. O local designado para ministrar as instruções deve ser o Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).


“Começamos a construir uma nova Guarda Municipal, com mais capacidade técnica e psicológica para desenvolver suas atribuições no seio da sociedade”, comemorou o comandante.


Além do secretário da Semdes, Sérgio Leocádio, e do comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, se fizeram presentes na palestra os subcomandantes de segurança, Izaac José Duarte, Instrução, Franklin Paulino, e os chefes dos grupamentos Romu, Isaac Cruz Nascimento, e Gaam, Ocimar Dantas.



Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com


Nenhum comentário: