segunda-feira, 12 de abril de 2010

Prefeita Mircarla de Sousa sanciona leis beneficiando servidores públicos do Natal

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, sancionou, no final da tarde desta segunda-feira (12), três leis que beneficiam o funcionalismo público municipal: o reajuste salarial de 4,5% para todos os servidores, a ser pago a partir de uma folha extra no próximo dia 15; a instituição do auxílio transporte, através do qual poderão receber em dinheiro os recursos referentes às passagens de ida e volta ao trabalho; e a reestruturação da Banda Sinfônica da Cidade do Natal. A solenidade de assinatura ocorreu na praça Sete de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa, com direito a apresentação da Banda.

“Como poderia pensar em uma cidade mais humana, sem que os servidores tenham um ambiente de vida mais humano. Como poderíamos permitir que eles viessem a pé para o trabalho porque tinham de vender a passagem para pagar a comida”, enfatizou Micarla de Sousa. A prefeita destacou ainda a importância de reconhecer e apoiar o talento dos músicos da Banda Sinfônica de Natal e considerou o reajuste do funcionalismo, de 4,5%, mais um passo a caminho do início da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), cuja primeira etapa será concretizada a partir de setembro deste ano.


Micarla de Sousa elogiou a maturidade demonstrada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Natal (Sinsenat), durante todo o processo de discussão do acordo, firmado em 12 de março, no qual foram incluídos 15 pontos de consenso entre Executivo e sindicato, dentre os quais as três leis sancionadas nesta segunda e o PCCS. “O diálogo entre Prefeitura e sindicato não ocorreu a serviço de interesses políticos, mas sim a serviço dos servidores”, declarou a prefeita, complementando: “Disseram que era algo simples (a concessão do auxílio transporte), mas se era tão simples porque não fizeram em 18 anos. É preciso ter coragem para atender a uma luta antiga dos servidores e que agora se torna realidade.”


A presidente do Sinsenat, Soraya Godeiro, parabenizou os servidores, agradeceu à atual gestão, por atender as reivindicações, e deixou claro: “O sindicato não é instrumento de manipulação política. Fiz uma foto com a prefeita e fui criticada. Agora, naquela foto a prefeita poderia ser substituída por qualquer dos ex-prefeitos que estiveram à frente da Prefeitura nos últimos 18 anos, mas eles não fizeram isso (o Plano de Cargos e o auxílio transporte). Quando o sindicato avalia que a gestão acerta, nós parabenizamos, independente de partidos políticos.”


A sindicalista lembrou que há 18 anos a categoria aguardava pela implementação do auxílio, do Plano de Cargos, pela justa valorização. E a população de Natal, “principalmente a mais carente, esperava ver implementadas, de fato, políticas públicas de educação, saúde e assistência social.”


Falando em nome dos vários secretários municipais presentes, o titular da Secretaria de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm), Roberto Lima, aproveitou a oportunidade para destacar o talento da Banda Sinfônica de Natal. “Essa banda vai se tornar um exemplo a serviço da nossa gente e das nossas escolas”, ressaltou.


Texto: Assecom PMN.


Nenhum comentário: