sábado, 19 de fevereiro de 2011

Guardas do GAAM-GMN fazem abordagem e recuperam material furtado

Equipe de agentes da GMN com material apreendido durante abordagem a suspeitos


Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) lotados no Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) realizaram na quarta-feira (02) uma abordagem a cerca de 20 pessoas que se encontravam em atitude suspeita transitando em área de proteção ambiental pertencente ao Parque da Cidade. A denúncia partiu de freqüentadores da Zona de Proteção Ambiental (ZPA), que se sentiram intimidados pela presença do grupo circulando em setor proibido ao uso de visitantes.

De acordo com informações concedidas pelo guarda municipal Alexandre Souza, foi enviado uma equipe composta por sete agentes, que se infiltraram na área de dunas nas proximidades do ponto “D” do parque da cidade. “Conseguimos ver o grupo a cerca de 500 metros da trilha pavimentada. Eles estavam espalhados no meio da mata, o que requereu, de nossa parte, um plano de ação para alcançar e cercar todos os indivíduos”, disse.

A abordagem coletiva foi realizada com sucesso. Todos os sujeitos foram revistados e interrogados, sendo informados sobre a proibição de pessoas não autorizadas naquela área. Após a liberação do grupo, a equipe do GAAM fez uma varredura na região, o que resultou na apreensão de um cabo de energia e fibra ótica de cerca de 80 metros. O equipamento estava sendo utilizado como tirolesa (tipo de técnica usada para transpor material de um ponto a outro através de cabos), que partia do alto de uma duna, situada numa favela nos limites do Parque da Cidade, até um descampado, próximo ao ponto “E” da ZPA 01.

“Acreditamos que o cabo foi furtado do Parque da Cidade, onde esta sendo realizada uma reforma, e, possivelmente, estava sendo empregado por gangues da favela que faz limite com o Parque para transportar drogas, cigarros e objeto afins”, concluiu o GM.

O material recuperado foi levado para as instalações do GAAM para ser devolvido ao setor administrativo responsável pela gerência do Parque da Cidade. Toda a ocorrência contou com a participação de dois agentes do Grupamento de Ação Tática (GAT) da GMN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns a equipe do GAAM.
É preciso intensificar esse tipo de serviço e divulgar para que a prefeitura saiba que a guarda trabalha, mesmo diante de adversidades.