sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Guardas municipais finalizam treinamento e vão operar no CIOSP

Agentes da GMN que vão operacionalizar no Ciosp

Coordenadora da GMN no Ciosp, CGA Graças Barros, Chefia Ciops, Cap. Petra, Secretário Semdes, Carlos Paiva, comandante GMN, Edivan Bezerra.

Vinte agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) concluíram na manhã desta sexta-feira (25) a capacitação técnica para executar o sistema de atendimento de missão crítica do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A solenidade de conclusão aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) e reuniu o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, o comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, e a coordenadora operacional do Ciosp, cap. Petra Lima.

A partir de agora a GMN começa a fazer parte de um sistema de comunicação moderno, que integra as forças de segurança pública em um núcleo central de comando de informação. O Ciosp utiliza uma aparelhagem de comunicação digital que alcança 95% da região metropolitana, integrando estrategicamente as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) e a Guarda Municipal do Natal.

Os guardas municipais vão operar no Ciosp no setor de tele-atendimento de situação de crise e na área de despacho de viaturas de pronta resposta. O processo de recepção de auxílio funciona través de uma dinâmica de filtragem de ocorrências que são organizadas no call center no momento em que o cidadão busca ajuda. Esta informação é direcionada ao despachante da instituição com competência para atuar na situação descrita, que aciona o sistema de viatura de pronto atendimento.

Segundo o titular da Semdes, Carlos Paiva, a comunicação integrada das instituições de segurança pública vem contribuir na prestação de um serviço qualificado e eficiente para a sociedade, onde o maior beneficiado é a população.

“Nesta parceria a prefeita Micarla de Sousa constrói uma Guarda Municipal com comunicação de primeiro mundo, trabalhando em cooperação com as polícias e tendo como maior beneficiada a sociedade natalense, que vai contar com agentes de seguranç
a atuando de forma planejada”, comemorou.

O comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, pontuou os benefícios da ação informando que os principais postos de serviço da Guarda vão dispor de rádios comunicadores ligados a Central de Comunicação e que 11 viaturas da GMN estão sendo aparelhadas com sistema de comunicação digital e aparelho de posicionamento global. Outro ponto é a integração do complexo de monitoramento via câmeras da Prefeitura do Natal, que pode ser somado ao já existente no Ciosp.

“Teremos um guarda trabalhando com maior segurança e apoio, além de podermos ampliar a força de ação dos órgãos de segurança com a integração do sistema de videomonitoramento, que deve ser instalado no bairro do Alecrim”, informou.


Na próxima semana o Comando da GMN vai reunir as chefias dos grupamentos para planejar as estratégias de atendimento de ocorrências de responsabilidade da Guarda Municipal, como também o posicionamento e deslocamento de efetivo e viaturas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: