quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sistema de videomonitoramento mostra momento de acidente entre ônibus e trem


A Guarda Municipal de Natal (GMN) informou nesta quarta-feira (10) que as câmeras de monitoramento que fazem parte do sistema de segurança da cidade flagraram o exato momento do acidente que ocorreu na na Avenida Bernardo Vieira envolvendo um ônibus da Empresa Reunidas e um trem da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A capital potiguar está coberta por 30 câmeras de monitoramento que estão espalhadas pelas quatro regiões administrativas, instaladas em pontos estratégicos da capital, como no prédio do Colégio Salesiano, na Ribeira, na sede da Prefeitura do Natal e na parada metropolitana, na Cidade Alta.

O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, falou que a equipe de investigação da Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos (DEAV), já solicitou as imagens para auxiliar na investigação do caso: “Esperamos que as imagens ajudem a confirmar de quem foi a responsabilidade do acidente”, falou.

O comandante Gilderlan também disse que a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) está trabalhando para ampliar a área de monitoramento da cidade. No mês de agosto, o bairro de Nossa Senhora da Apresentação vai receber 20 câmeras ofertadas pelo programa “Crack, é possível vencer”: “A nossa previsão é que no mês de agosto esse sistema já esteja em operação”.

Todas as imagens captadas são enviadas para a Central de Videomonitoramento, localizada na praça Gentil Ferreira, no Alecrim, e acompanhadas 24 horas por equipes da Guarda Municipal e pelo Centro Integrado de Operações em de Segurança Pública (Ciosp), do Governo do Estado, onde também abriga uma equipe de guardas municipais atuando no local. As imagens ainda são gravadas e armazenadas de forma sigilosa e poderão ser utilizadas, caso necessário, para comprovação de algum delito.

O sistema de videomonitoramento é fruto de um convênio entre a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semdes), o Ministério da Justiça (MJ)e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). 


Fonte: Secom PMN.

Nenhum comentário: