quarta-feira, 15 de junho de 2016

GMN assume segurança dos arraiás das escolas e CMEIs de Natal

Todos os arraiás das escolas municipais e CMEIs estão sendo monitorados pela GMN
As festividades juninas realizadas durante este mês nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da capital vem contando com a segurança sistemática das guarnições da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN). O planejamento gerido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) juntamente com o Comando da GMN já é responsável por garantir a segurança preventiva de 11 arraiás realizados no último final de semana.

O trabalho dos guardas municipais consiste em manter a ordem e proteger as pessoas participantes das festividades evitando qualquer delito ou violência dentro e fora dos locais de festas. Os arraiás não são apenas frequentados pela comunidade escolar, mas também pela população em geral que reside nos bairros onde acontecem os eventos. Para manter a segurança a coordenação do Rope/GMN recebe as informações básicas de cada área onde vão acontecer os arraiás. Diante disso, é planejado o posicionamento e atuação das patrulhas e guarnições que vão trabalha na segurança do evento.

Comunidade se sente protegida com a presença da Guarda Municipal
Dezenas de guardas municipais foram escalados no último final de semana e atuaram nas festividades das escolas Laura Maia, Bernardo Nascimento e Stela Lopes, além dos centros de educação infantil Maria de Fátima Medeiros, Raquel Maria Filgueira, Nossa Senhora de Fátima, Carmem Fernandes Pedroza, Vilma Teixeira Dutra, Maria Eunice Davim, Belchior Jorge de Sá e Evangelina Elita. As unidades escolares estão distribuídas nas quatro regiões administrativas da capital.

O comandante da GMN, Michel Dantas, ressaltou a importância e a aceitação do trabalho de segurança realizado pela Guarda Municipal junto às escolas apontando que nenhuma ocorrência de maior potencial foi registrada durante a realização das festas protegidas pelas guarnições do Rope. “Com a presença da GMN os estudantes, professores, funcionários e as famílias se sentem protegidas para aproveitar de maneira tranquila as comemorações”, disse.

Guardas municipais são distribuídos em pontos estratégicos 
Segundo o coordenador do Rope/GMN, Bruno Tavares, o trabalho de segurança preventiva nas festas juninas escolares vai ser continuado durante todo o mês, com destaque para as festas que vão acontecer na próxima sexta-feira (17) e no sábado (18) que devem aglutinar um grande número de pessoas. “Nessas datas noventa por cento das escolas estarão realizando arraiás e para isso estamos montando um planejamento específico para atender a demanda”, explicou.

Rope/GMN

A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal foi criada pelo prefeito Carlos Eduardo Alves em novembro de 2014. A unidade conta diariamente com uma estrutura composta por quatro viaturas, duas motocicletas e 20 guardas municipais, que recebem diárias operacionais para executarem o patrulhamento em seus dias de folgas. Todas as escolas municipais são patrulhadas e os diretores das unidades pedagógicas têm contato direto com o pessoal de serviço, que pode ser acionado a qualquer momento para o pronto atendimento de ocorrências.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: