segunda-feira, 6 de junho de 2016

Guardas municipais recuperam orquídeas extraídas ilegalmente do Parque da Cidade

Orquídeas estavam sendo extraídas para a venda
Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) flagraram na tarde da sexta-feira (03), dois homens extraindo orquídeas da Unidade de Conservação Ambiental onde se localiza o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A ação se deu no momento em que uma viatura da GMN realizava patrulhamento na área e os guardas municipais visualizaram os suspeitos saindo da mata com sacolas contendo as plantas.

De acordo com o guarda municipal Reginaldo Oliveira, a guarnição perseguiu os dois suspeitos que entraram na mata e conseguiram se evadir, porém as mudas de orquídeas retiradas da Unidade de Preservação que estavam guardadas em sacolas foram recuperadas pela equipe de patrulheiros. “Esse tipo de prática é crime e de acordo com a lei de crimes ambientais quem for flagrado causando danos a áreas de preservação ambiental é multado e pode pegar de um a cinco anos de reclusão”, alertou.

Os guardas municipais informaram que na maioria das vezes esse tipo de crime ambiental é realizado com intuito de colocar a venda os exemplares de orquídeas, que dispõem de um público que ainda adquire os vegetais sem se preocupar com a origem dos mesmos. Dentro da Unidade de Preservação Ambiental onde se localiza o Parque da Cidade, já foram realizadas várias prisões de suspeitos que entram no local para extrair de maneira ilegal os vegetais protegidos por lei federal.

As plantas recuperadas pelos guardas municipais foram levadas para o Parque da Cidade e entregues a administração da unidade de conservação, que as encaminhou ao setor de manejo ambiental para que seja efetuada a reintrodução das orquídeas no habitat natural. A Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), que instituiu o Sistema Nacional de Unidade de Conservação, proíbe a retirada de qualquer elemento da fauna e da flora proveniente de áreas de proteção ambiental.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: