sábado, 4 de junho de 2016

GMN utiliza animais silvestres como ferramenta de educação ambiental

Estandes foram montados no Parque da Cidade e no pátio da Semurb
Durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente o Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) vem desenvolvendo atividades educativas sobre a fauna silvestre com foco nos estudantes e na comunidade. A iniciativa é responsável pela exposição de animais em estandes montados no Parque da Cidade do Natal e no pátio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Somente nessa quinta-feira (02), cerca de 600 pessoas, entre estudantes, professores e a comunidade em geral, visitaram os estandes e puderam conhecer melhor os hábitos, as características e as curiosidades sobre os animais expostos, a exemplo da jiboia, jabuti, iguana, cagado e algumas espécies de aves. As pessoas receberam informações de guardas municipais lotados no Grupamento de Ação Ambiental da GMN e tiveram contato direto, podendo tocar e conhecer de perto os animais silvestres apresentados nos estandes.

Cerca de 600 pessoas visitaram o estande do Gaam/GMN
Os visitantes são informados ainda sobre as atribuições do Gaam/GMN, como também são orientados em relação a importância de se preservar e respeitar o meio ambiente, além das proibições sobre a criação e comercialização de animais silvestres sem a devida autorização. Outro ponto importante divulgado pelos guardas municipais é o número 190, que serve como canal de denúncia de prática de crime ambiental. Nesse caso, as viaturas de serviço da Guarda Municipal são acionadas para atender as ocorrências.

De acordo com o guarda municipal responsável pelas instruções, Cláudio Orestes, o momento serve para aproximar ainda mais a GMN da população e mostra que a missão do Grupamento Ambiental vai além da fiscalização e da aplicação da lei. “Numa época em que cresce a conscientização da população, a Guarda Municipal deve apostar em projetos de educação ambiental, levando informação e conceitos a públicos de todas as idades, no intuito de que cada um se torne um agente ativo na preservação ambiental”, comentou.

Animais silvestres foram tocados pelas crianças
Um ponto levantado pela coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Francineide Maria, foi o apoio da equipe do Aquário Natal, que cedeu os animais para exposição, além de ser um parceiro no trabalho diário de combate ao crime ambiental e a preservação da fauna e da flora desenvolvido na capital pelo Gaam/GMN. As explicações sobre os animais também foram dadas pelo GM Leonilson.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: