quinta-feira, 5 de março de 2020

Projeto Agente Mirim Ambiental da Guarda Municipal amplia ações pedagógicas

Amana atende 70 crianças com ações educativas na missão de contribuir na formação cidadã

O projeto Agente Mirim Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Amana/GMN) iniciou nesta semana suas atividades e este ano traz novidades com a ampliação dos dias de instruções. O que antes eram três dias passa a ser cinco dias da semana, incorporando ações de reforço escolar, alfabetização e letramento, além das atividades relacionadas ao meio ambiente, cidadania, esporte e lazer.

O guarda municipal e coordenador do projeto Amana, Marconi Lucas, explicou que a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) trabalhou para a abertura maior das ações no sentido de contribuir com medidas pedagógicas direcionadas a alunos com dificuldades na escola. “Nesse primeiro momento, esses alunos para o reforço pedagógico serão encaminhados por duas escolas municipais que são parceiras do projeto Amana, sendo os mesmos atendidos dois dias da semana por nossa equipe de instrutores”, informou Lucas.


As escolas municipais que firmaram parceria com o Amana estão ambas situadas no bairro de Cidade Nova, que fica nas proximidades do Parque da Cidade do Natal, local onde o projeto de segurança preventiva é desenvolvido pelos guardas municipais. No caso, a direção pedagógica das escolas Professora Emília Ramos e Professora Zeneide Igino de Moura, identificam os alunos necessitados de reforço escolar e os direcionam ao projeto Amana onde serão atendidos pela equipe de instrução.

Outro ponto positivo implantado neste ano pela Semdes e Coordenação do Amana é a utilização de alunos egressos do projeto atuando como monitores sob a supervisão dos guardas municipais. Esses alunos passaram por toda a formação e disciplinas teóricas e práticas com um ano de instruções e podem agora contribuir com as novas crianças atendidas. Nessa situação, foram escolhidos 10 monitores que têm agora a responsabilidade de formar novos agentes mirins ambientais. “O Amana é acima de tudo um projeto de segurança realizada com ações preventivas de educação e essa é mais uma forma de fortalecer a missão de formação cidadã que é o objetivo da Prefeitura”, comentou a secretária da Semdes, Sheila Freitas.

Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal por meio da Semdes em novembro de 2013 e atende 70 crianças na faixa etária de 07 a 12 ano, do bairro de Cidade Nova. Esses alunos recebem semanalmente instruções de cidadania, meio ambiente, música, esporte e lazer. O objetivo do projeto é disseminar uma consciência cidadã de respeito, ética e convivência social sadia.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: