terça-feira, 3 de março de 2020

Quatro estudantes do cursinho gratuito da Guarda Municipal do Natal passam no IFRN

Cursinho é direcionado a adolescestes e jovens carentes da zona Norte de Natal

O trabalho de segurança preventiva comunitária coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e operado pela Guarda Municipal do Natal por meio do Programa Semente Cidadã começa a gerar frutos importantes com a aprovação de quatro estudantes oriundos do Cursinho Preparatório Gratuito para o IFRN direcionado a adolescentes humildes da zona Norte de Natal.

Nesse primeiro ano, a ação pedagógica com foco na formação cidadã de jovens resultou na aprovação de Eduardo Silva Miranda (Edificações), Rayssa Beatriz Ribeiro Cavalcante e Rita de Cássia Souza Moura (Informática para Internet), e Luana Pereira Santos (Controle Ambiental). Todos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O cursinho disponibiliza professores, aulas e material didático aos jovens carentes residentes na zona Norte da cidade que foram matriculados no curso. As aulas do curso preparatório são ministradas pelos guardas municipais e professores, Fábio Marcelino (Matemática) e Marcos Sérgio (Português).

O Curso Pré-IFRN disponibilizado pela Semdes e GMN é uma iniciativa que possui um caráter social importante, pois emprega ações educativas de qualidade direcionadas aos jovens carentes, que passam a ter oportunidade de ampliar seu conhecimento e disputar com maiores chances de êxito uma vaga na escola técnica pública de melhor conceito do país. As aulas são ministradas por dois professores com experiência em grandes cursinhos privados da capital.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, parabenizou o trabalho realizado pelos coordenadores e professores guardas municipais apontando que politica pública de segurança deve aliar ações comunitárias de integração social como essa do cursinho. “Segurança se faz com prevenção e a Prefeitura por meio da Semdes tem essa missão de promoção e valorização da cidadania. Ficamos todos felizes em saber que nosso trabalho sério começa a mudar vidas de jovens para melhor, fornecendo um futuro sadio que vem contribuir com a melhoria social”, comentou a secretária.

O professor e guarda municipal Fábio Marcelino, explicou que o projeto vai além de ser apenas um preparatório ao IFRN, pois trabalha a missão de contribuir para a melhoria educacional e impulsiona cada aluno para uma melhor convivência na escola, na família e na sociedade como um todo. “Os frutos do projeto foram aparecendo durante todo o ano. Alunos que tinham dificuldade de concentração nos estudos passaram a se dedicar muito mais e consequentemente tiverem suas notas escolares melhoradas. O medo da disciplina de matemática, o terror de escrever uma redação, tudo isso foi combatido e vencido”, concluiu o professor.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: