sexta-feira, 24 de julho de 2020

GMN vai utilizar sistema de câmeras do Ciosp para monitorar praias de Natal

Praias urbanas de Natal vão ser monitoradas por guardas municipais

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) informou no início da tarde desta quinta-feira (23), que estará a partir de amanhã disponibilizando guardas municipais para atuarem exclusivamente no monitoramento do sistema de câmeras de segurança instalado ao longo da orla de Natal. A medida foi acordada junto a gestão do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública do RN (Ciosp) e visa ampliar ainda mais a fiscalização nas praias da capital.

A secretária da Semdes, Mônica Santos, explicou que o monitoramento vai conceder maior agilidade as ações de fiscalização, fazendo com que qualquer tipo de aglomeração ou atividade contrária ao decreto municipal de prevenção ao coronavírus realizada nas zonas monitoradas sejam logo detectadas e, de imediato, gerar o acionamento das viaturas de patrulhamento da Guarda Municipal do Natal (GMN), polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros que estejam realizando rondas na orla.

Além dos guardas municipais que já atuam no teleatendimento e no despacho de ocorrências no Ciosp, vamos montar uma escala exclusiva para monitorar a orla durante todo o período diurno. Serão 12h com guardas com a missão única de acompanhar pelas câmeras o movimento das pessoas nas praias de Natal, sempre com o objetivo de zelar pela proteção da população e inibir o contágio do Covid-19”, fundamentou a secretária.

O processo de monitoramento exclusivo da orla da capital vai iniciar nas primeiras horas da manhã, quando as praias já começam a ter movimentação de pessoas fazendo atividade física, e segue até o final do dia acompanhando o funcionamento dos bares, comércios e circulação de pessoas. Dessa maneira, o sistema de fiscalização conjunta montado pela Prefeitura e o Estado é maximizado, já que o olhar das câmeras vai possibilitar mais eficiência no processo de fiscalização, que será deslocado, via radiocomunicação, quando for necessário.

Os agentes públicos estão atuando orientando as pessoas sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção, a proibição de aglomerações e uso de equipamentos de som, além de agir contendo qualquer ação que desrespeite as regras preventivas de contágio expedidas pelo Decreto Municipal, que aponta para um planejamento técnico de retomada gradual das atividades econômicas levando em consideração a segurança sanitária. “É importante lembrar que as pessoas devem usar máscaras de proteção, pois é item obrigatório ao sair de casa para qualquer atividade”, ressaltou a secretária.

Denúncias de desrespeito aos decretos podem ser feitas ligando para o telefone 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no 3616-9829 (Ouvidoria da Semurb), no horário das 8h às 12h, ou pelo 181 (Disk Denúncia- Polícia Civil).


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: