sexta-feira, 31 de julho de 2020

Guarda Municipal resgata filhote de sagui-de-tufo-branco em Lagoa Seca

O sagui se desprendeu da mãe e caiu em área urbana sendo resgatado pelos guardas

Um filhote de sagui-de-tufo-branco resgatado nessa quinta-feira (30), por uma guarnição do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN). O pequeno primata tinha se desprendido da mãe e caído numa área urbana nas proximidades de lojas situadas na Avenida São João, no bairro de Lagoa Seca.

O sagui foi recolhido por um proprietário de um pet shop que acionou a guarnição da GMN para fazer o resgate do filhote que se encontrava muito assustado. “Essa é mais uma ação do Grupamento Ambiental em prol da preservação da vida em todos os sentidos, inclusive de um filhotinho como esse, que muita gente pode não dar importância, mas o cidadão teve a sensibilidade recolher e acionar o 190 para fazermos esse resgate”, comentou o guarda A. Pereira.


O guarda municipal explicou que o filhote de Sagui-de-tufo-branco fica preso as costas da mãe e, provavelmente, caiu, porém vai receber os cuidados veterinários necessários e em seguida deve ser devolvido ao seu habitat. “O lema do Grupamento Ambiental e que toda vida importa para nós”, concluiu o guarda.

O sagui-de-tufo-branco é um dos primatas mais conhecidos do Brasil. É um animal de pequeno porte e pesa entre 350 e 450 gramas. Esta espécie apresenta a pelagem branca e estriada nas orelhas, daí a origem do nome popular. A cauda é maior do que o corpo e auxilia ao animal a se equilibrar. Tem origem da Caatinga e é muito comum no Rio Grande do Norte.


Cágado

Os guardas municipais ainda resgataram um cágado cabeça de cobra que estava em área urbana do bairro Potengi. O animal estava em boas condições de saúde e foi devolvido a natureza numa área de lagoa na região da Zona Norte. O cágado recebe o nome de cabeça de cobra devido ao seu pescoço que é extenso e lembra uma cobra.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: