quarta-feira, 8 de julho de 2020

Iguana é resgatada por guardas municipais na Av. Xavier da Silveira

GMN resgata ceca de 10 iguanas por mês em Natal
Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM\GMN) realizaram nessa terça-feira (07), mais um resgate de réptil. Dessa vez a equipe foi acionada para tirar do perigo uma iguana que se encontrava em via urbana, entre as avenidas Xavier da Silveira e Bernardo Vieira, no bairro do Tirol.

Os guardas municipais cercaram o animal e utilizaram técnicas de captura no sentido de preservar a integridade física da iguana. O réptil passou por uma avaliação externa da saúde, sendo em seguida levado a área de proteção ambiental onde se situa o Parque da Cidade, onde foi devolvido a natureza.


O coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz, informou que mensalmente a Guarda Municipal chega a resgatar em área urbana cerca de 10 iguanas. Boa parte das vezes os répteis estão em região de perigo, como nas proximidades ou em vias de tráfego de veículos, e até mesmo dentro de residências. “Há uma facilidade muito grande de se encontrar iguanas nas ruas de Natal. Por mês chegamos a resgatar até 10 animais com porte de médio a grande e esses animais são soltos nas áreas do Parque da Cidade ou Parque da Dunas”, comentou.

O procedimento para os animais silvestres que são resgatados com ferimentos é primeiro tratá-los e só após avaliar seu retorno ao meu ambiente. O animal resgatado com alguma lesão é levado ao Aquário Natal ou ao Ibama, que dispõem de biólogos que podem trata da espécie e analisar quando o mesmo terá condições de ser devolvido à natureza.

Qualquer cidadão que se deparar com algum animal silvestre fora do seu habitat pode solicitar o apoio do GAAM\GMN através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) ligando para o número 190. É importante que as pessoas nunca espanquem ou tentem matar o animal, apenas acionem a guarnição para fazer o resgate em segurança.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: