
A portaria orienta e padroniza a atuação dos agentes de segurança pública com objetivo de reduzir os índices de mortes resultantes de ações envolvendo as corporações. No Rio Grande do Norte somente a PM tem armamento não letal.
De acordo com a publicação, a Guarda Municipal, as polícias Militar, Civil e Federal de todos os estados do país tiveram 90 dias para adequarem-se aos procedimentos operacionais relacionado na portaria. O secretário municipal deDefesa Social, Carlos Paiva, acredita que as armas chegarão ao estado o mais breve possível. " Nós estamos mantendo contato com o Ministério e eles disseram que estavam catalogando as armas", justificou.
Atualmente a Polícia Militar do Rio Grande do Norte conta com 100 pistolas Taser distribuídas pelos batalhões. O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Batalhão de Choque, devido as funções que lhe são atribuídas, são os locais com maior número de armas e ainda administram o uso dos demais artefatos não letais, por exemplo, o spray de pimenta. Conforme o comandante da PM, Coronel Francisco Canindé de Araújo, estão sendo esperadas mais 150 Taser, que serão enviadas pela Secretaria Nacional. " Acho que está ocorrendo algum entrave burocrático. Por isso, essas armas ainda não chegaram", disse o coronel.
Matéria: Diário de Natal.
Informações Repassadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP)
"Prezados Secretários e Gestores Municipais
As pistolas chegaram em Brasília!!!
Nosso cronograma é o seguinte:
1- Até 15/03 fiscalização do Exército e Receita Federal;
2- Até 20/03 transferência das pistolas para o depósito da Força Nacional e conferência do material;
3- Até 30/03 CGL/MJ faz patrimônio das pistolas;
4- A partir de 31/03 providenciar entrega para os municípios.
Qualquer alterração neste cronograma nós entraremos em contato.
Abraços,
Cristina Gross Villanova
Coordenadora Geral de Ações de Prevenção em Segurança Pública SENASP/MJ
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Edifício Sede, Sala 508-A, CEP: 70.064-900, Brasília-DF".
Nenhum comentário:
Postar um comentário