segunda-feira, 4 de junho de 2012

GMN faz 21 anos promovendo segurança pública


A Guarda Municipal do Natal (GMN) completa nesta segunda-feira (04) 21 anos de serviços prestados na área de prevenção e promoção da segurança pública na capital do RN. Criada no ano de 1991 pela lei municipal 4.000 a corporação tem como missão a vigilância dos bens, serviços e instalações municipais e a colaboração com a segurança pública e preservação do patrimônio público, histórico e ambiental.

Com a demanda ampliada pelo setor de segurança, a GMN dimensionou seus serviços de patrulhamento e ronda ostensiva efetivando quatro grupamentos com funções específicas no tratamento com as ocorrências diárias.

Primeiro o Grupamento de Ação Patrimonial (GAPA), que atua em pontos fixos e é responsável pela manutenção da paz pública nas diversas unidades municipais. A ele cabe a missão de zelar pela preservação do patrimônio público, assim como pela segurança dos funcionários e cidadãos que fazem uso dos bens e serviços coletivos.


A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) compõe uma unidade de apóio tático da GMN, a ela cabe a missão de monitorar preventivamente e atuar sistematicamente em situações de crise nas unidades, praças, logradouros e bens públicos municipais. Dispondo de uma equipe treinada especificamente para agir nas diversas situações delituosas a ROMU também auxilia no âmbito do município em ações de segurança pública. Suas atribuições vão desde a prática contínua de rondas preventivas até apoio operacional permanente aos gm's e aos cidadãos natalenses.


Já O Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) tem como responsabilidade principal a preservação do patrimônio ambiental do município, agindo em observação do estrito cumprimento das normas e recomendações expedidas pela Secretaria Especial do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O GAAM ainda tem a prerrogativa de promover visitas e policiamento aos locais da cidade onde existem ecos-sistema, adotando políticas educacionais de divulgação para prevenção da natureza, analisando relatórios de impacto ambientais, combatendo crimes ambientais, entre outras missões.



Por fim o Grupamento de Ação Tática (GAT) que é composto por agentes treinados para atuar em situação de emergência voltada para invasão de prédios públicos, manifestações populares e em ocorrências envolvendo treinamento específico.


A GMN nos últimos dois anos ampliou sua atuação com assento permanente no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), que reuni as polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Itep. Instalou em suas viaturas um sistema de comunicação á rádio digital deixando o anterior, analógico, para trás. Ampliou sua capacidade bélica com a aquisição de mais 25 revólveres calibre 38, 50 pistolas Taser, 200 espargedores de pimenta, além de passar a atuar em operações integradas a outros órgãos de promoção da segurança pública com um aporte de mais 10 viaturasequipadas, modelo gol 1.6.

Com a constante realização de treinamento de capacitação e convênio firmado junto ao Departamento de Polícia Federal do RN, a instituição já habilitou cerca de 80% do seu efetivo de mais de 500 guardas municipais com porte de arma de fogo, devendo chegar a 100% até o final deste ano. Outro ponto fundamental foi a incorporação de área de 8mil/m² com cerca de 1,2 mil/m² edificado onde funcional a sede própria da corporação.


Segundo o comandante da GMN, Izaac José Duarte, a instituição vem vencendo vários obstáculos que buscam a valorização do profissional e a ampliação das competências para a prevenção e combate qualificado a violência. “A GMN vem se destacando e isso é mérito de todos os homens e mulheres que dignificam e dão o seu melhor para a instituição”, disse.

Comemoração

A festa alusiva aos 21 anos de GMN vai ser realizada no sábado (16) às 19h na sede administrativa da corporação, na zona Norte da cidade. Será efetivada uma confraternização junina com a participação dos guardas municipais e familiares. “Pretendemos reunir a família GMN na comemoração desta importante data para a instituição”, finalizou o comandante Duarte.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: