sexta-feira, 15 de junho de 2012

Guardas municipais são certificados em curso nacional de promotor de polícia comunitária

Ouvidor da GMN, Edivan Bezerra Costa, comandante da GMN, Izaac José Duarte, Ten. Cel. Marinho, e o Ten. Cel. Ulisses.

O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Izaac José Duarte, participou nesta sexta-feira (15) na Academia de Polícia Militar do RN da solenidade de conclusão do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. A capacitação foi dirigida pela Diretoria de Ensino da PM em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e reuniu policiais militares e civis, guardas municipais e cidadãos da sociedade civil organizada.

A GMN formou nesse ciclo mais 5 integrantes da corporação. O curso contou com uma carga horária de 44h e com uma equipe técnica formada por especialistas, mestres e doutores da Universidade Federal do RN, Polícia Militar e Guarda Municipal do Natal.


Os participantes foram habilitados nas temáticas de Relações Interpessoais, Formas de Intervenção, Mediação de Conflitos, Polícia Comunitária e Sociedade, Direitos Humanos, Gestão Pela Qualidade na Segurança Pública, Mobilização Social, Estruturação de Conselhos Comunitários, entre outras disciplinas.

Na oportunidade o comandante GMN, Izaac José Duarte, parabenizou os guardas municipais concluintes, ressaltando a importância da qualificação para toda e qualquer instituição, principalmente, as ligadas ao serviço de segurança pública. “Estamos trazendo mais capacidade e técnica para a Guarda Municipal, o que leva para a população maior segurança no desenpenho das funções de nosso efetivo”, disse.

Estiveram presentes durante toda a solenidade o Coordenador de Programas para a Cidadania ligada a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (CPCID/SESED), Ten. Cel. Marinho, O diretor de Ensino da Academia de Polícia Militar, Ten. Cel. Ulisses, e o ex-comandante e atual ouvidor da Guarda Municipal do Natal, Edivan Bezerra Costa, que foi um dos instrutores da capacitação.

Promotor de Polícia Comunitária

A capacitação tem como objetivo formar novos agentes dentro da filosofia de Polícia comunitária, que é uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área.

O policiamento comunitário baseia-se na crença de que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas, na medida em que haja a participação de todos na sua identificação, análise e discussão.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: