sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Guarda Municipal e Semurb lançam projeto Agente Mirim Ambiental de Natal


Neste primeiro momento 28 crianças em situação de risco social serão atendidas pelo Projeto.

O projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) vai ser lançado na próxima segunda-feira (04), às 14h, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A iniciativa partiu de uma parceria entre o Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GMN) e a Secretaria Adjunta de Gestão Ambiental da capital (Saga) e tem como objetivo levar consciência cidadã e ambiental para crianças carentes moradoras do bairro de Cidade Nova, região limítrofe com a Zona de Proteção Ambiental 01.

Inicialmente, a ação vai atender 28 crianças na faixa etária de 9 a 12 anos que se encontram matriculadas na Escola Municipal Emília Ramos. Elas foram selecionadas obedecendo aos critérios de se encontrarem em risco social urgente, não estar participando de nenhum outro projeto social e de residirem nas adjacências do Parque da Cidade do Natal.

De acordo com a coordenadora do projeto, GM Michely Oliveira, o processo de aprendizagem não passará por aulas formais e sim pela promoção de oficinas práticas com dinâmicas construídas entre os assistidos pelo projeto e os agentes facilitadores. Serão introduzidos componentes curriculares focando música, pintura em tela, formação de fanfara e coral infantil, além de ações pedagógicas utilizando o contato direto com o meio ambiente, buscando fortalecer a concepção de cidadania das crianças.

Algumas das crianças que vão participar do Amana.
“Escolhemos o bairro de Cidade Nova por possuir várias escolas estaduais e municipais e vínhamos observando que as crianças dessas escolas, em especial as que se encontram mais perto do Parque da Cidade, adentram o mesmo para pichar, subir as dunas e praticar atos de vandalismo e depredação. Com apoio do comando do GAAM/GMN, pensamos no projeto de formação de multiplicadores na preservação do meio ambiente”, relatou a GM Michely.

O Agente Mirim Ambiental de Natal, que tem convênio com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) através do setor de fiscalização, se encontra também firmando parcerias com Universidade Potiguar (UnP) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com intuito de disponibilizar estagiários nas modalidades de arte e música para atuar nas atividades pedagógicas.

“Estas 28 crianças que vamos atender inicialmente são as que se encontram em situação de risco mais urgente e algumas já perderam familiares para o tráfico, por isso com o projeto, pretendemos distribuir esperança, amor, atenção e limites para quem tanto necessita”, concluiu Michely.

Antes da implantação do projeto a equipe de instrutores realizou reuniões com pais e familiares das crianças que vão participar da ação, aonde foi esclarecida toda a dinâmica e o objetivo do Amana.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: