terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Operação conjunta apreende 16 paredões no fim de semana

Somente neste mês 35 paredões foram apreendidos nas ruas da capital
A operação "Arrasta Paredão" realizada pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN), apreendeu neste final de semana 16 equipamentos de som usados irregularmente nas ruas da capital potiguar.

Deflagrada em março de 2013, a operação possui caráter permanente e foi intensificada dentro das ações da Operação Verão 2014, da Prefeitura de Natal. De acordo com dados da fiscalização ambiental da Semurb desde o início deste mês até agora, já são 35 paredões retirados das ruas pelas equipes de fiscalização.

O supervisor de fiscalização da Semurb, Iang Chaves, conta que o dia com o maior número de apreensões do fim de semana foi o domingo (19). O total de dez aparelhos foram apreendidos durante fiscalização realizada nos três turnos, nos bairros de Felipe Camarão, Nossa Senhora da Apresentação e Dix-Sept Rosado.

 Já das 19h da sexta-feira (17) até às 2h do sábado (18), foram apreendidos cinco equipamentos, todos no Vale Dourado, na Zona Norte de Natal. De acordo com a subcomandante do Grupamento de Ações Ambientais da GMN, Luciana Lima, a equipe havia se deslocado ao cruzamento da rua José Luiz da Silva com a Monte Sinai para atender a uma denúncia de paredão. Ao chegar no local, no entanto, o grupo acabou flagrando mais quatro aparelhos de som veicular pela área.

"O proprietário de um desses paredões, inclusive, tentou empreender fuga. Quando viu que estávamos recolhendo os equipamentos, passou pelo nosso lado e fez uma provocação. Conseguimos alcançá-lo e apreendemos tanto o veículo quanto o paredão, uma vez que ele se recusou a remover o aparelho que ocupava quase todo o interior do automóvel”, conta a subcomandante Luciana.

Luciana Lima afirma que está havendo uma migração dos paredões de som das praias para as ruas e isso acontece porque os infratores já sabem que toda a orla está na rota de fiscalização. "Hoje em dia são poucos os equipamentos que flagramos nas rondas. A maior parte dos paredões que retiramos de circulação se deve às denúncias que nos são repassadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp)", explica a subcomandante do Grupamento de Ações Ambientais da GMN.

As denúncias de uso de paredão de som podem ser feitas no número da ouvidoria da Semurb o 3232-9183, de segunda a sexta, das 8h às 14h ou pelo 190 durante os demais horários e finais de semana. A Lei Municipal Nº 6246/2011, determina que qualquer equipamento caracterizado como paredão que esteja funcionando em logradouro público ou em espaço privado de acesso público, independente do volume, é passível de recolhimento.


Fonte: Assecom PMN.

Um comentário:

leonardo dantas disse...

Os senhores e senhoras que fazem a GMN estão de parabéns no recente combate à poluição sonora em NatalDigno de aplauso, podem ter a certeza que a população respira aliviada sabendo que algse importa com esse tipo de crime que nos fere de morte em nossos próprios lares. Que aações continuem por todo o sempre.
Leonardo Eugênio Ferreira Dantas