segunda-feira, 31 de março de 2014

Aves silvestres são apreendidas em feira livre do Santa Catarina



Fiscalização de rotina realizada pela Guarda Municipal do Natal (GMN) e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) resultou na apreensão de 36 aves silvestres que estavam sendo comercializadas na feira livre do bairro de Santa Catarina, zona Norte da Cidade. A ação aconteceu na manhã do último sábado (29) e contou com a participação de duas equipes do Grupamento de Ação Ambiental da GMN.

As aves foram encontradas em estado de abandono e maus tratos acondicionadas em pequenas gaiolas sem água e sem ração. Em algumas delas foi detectadas lesões em seus membros e asas com sinais de atrofiamento. Todas as gaiolas e viveiros utilizados para o confinamento dos pássaros foram apreendidos e destruídos pelos guardas municipais.

As 36 aves foram levadas para Zona de Proteção Ambiental 01 e após avaliação clínica as consideradas em bom estado de saúde foram libertadas na área de proteção ambiental do Parque da Cidade e numa reserva ambiental situada no município de Macaíba, região metropolitana de Natal. As aves debilitadas, a exemplo de um periquito Jandaia que teve as asas cortadas, ficaram em quarentena para tratamento clínico até ser avaliado apto a voltar para o seu habitat natural.

De acordo com os guardas municipais que participaram da ação, nenhum infrator foi preso durante a operação. “Os responsáveis pelo delito conseguiram se evadir do local ou mesmo se misturar no meio da multidão de frequentadores da feira livre e não foi possível deter ninguém”, relatou o GM.

A Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) prevê detenção de seis meses a um ano e multa para quem vende ou expõe a venda, sem a devida permissão legal, aves silvestres.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: