quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ex-secretário Nacional de Segurança Pública participa de reunião na Semdes

Consultor Ricardo Balestreri conversou sobre segurança pública
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Osório Jácome, recebeu em seu gabinete, na tarde dessa terça-feira (16), o ex-secretário Nacional de Segurança Pública e consultor técnico na área, Ricardo Brisolla Balestreri. O encontro serviu para debater assuntos referentes ao trabalho de segurança preventiva realizado pela pasta, com foco na atuação e capacitação da Guarda Municipal da capital.

O consultor Ricardo Balestreri fez uma explanação geral sobre o posicionamento das guardas municipais do país. Relatou os avanços da categoria com a aprovação da Lei Federal 13.022/14, que trata sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, e ressaltou a importância das corporações municipais para a melhoria da segurança pública das cidades. “As guardas municipais têm um papel importante no país atuando como uma polícia de proximidade, de diálogo com o cidadão e ao mesmo tempo sendo firme na aplicação da lei”, explicou.

O foco da reunião foi a Guarda Municipal
Outro ponto apresentado foi a tendência nacional de crescimento das guardas municipais. Nesse aspecto, Balestreri falou que a lei federal já considera as corporações municipais como polícia e com um campo amplo de atuação focado, principalmente, nas resoluções de conflitos, sendo a mesma uma boa vitrine para qualquer gestão que consiga visualizar o poder de possuir uma guarda municipal preparada e com missão social definida. “Santos, no estado de São Paulo, é um exemplo de guarda que promove a gestão municipal. Não dá para ver o mundo contemporâneo sem a presença das polícias municipais”, assegurou.

O secretário Osório Jácome, definiu a reunião como um momento de ampliação do conhecimento de gestão em segurança pública e caracterizou as informações discutidas com Ricardo Balestreri como vitais para o ordenamento de medidas que venham melhorar a segurança da capital. “Fizemos alguns questionamentos e apresentamos nossa visão de maximizar a ação da guarda municipal nas quatro regiões da cidade, substituindo guardas em postos fixos por agentes patrimoniais, e possibilitando mais homens nas ruas”, disse.

Outro encontro com o consultor em segurança pública, Ricardo Balestreri, deve ser marcada para os próximos dias com o intuito de efetivação de uma possível consultoria técnica direcionada para a segurança da capital.

A reunião foi acompanhada por representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Maceió, Assessoria Técnica da Semdes, Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN), Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), e pelo Núcleo de Planejamento da GMN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

Nenhum comentário: