quarta-feira, 10 de junho de 2015

Projeto Amana apresenta atividades durante a Semana de Meio Ambiente


Crianças apresentaram trabalhos aos visitantes do Parque da Cidade

As crianças do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), que é operacionalizado pela Guarda Municipal, estão participando ativamente das atividades da Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Nessa terça-feira (09), os meninos trabalharam em sala de aula maquetes de cidades ecologicamente corretas e exibiram numa mostra voltada para as pessoas que visitam a unidade de preservação ambiental.

Os trabalhos produzidos apresentam informações de preservação do meio ambiente, aproveitamento do lixo reciclável e a forma viável para o descarte de resíduos sólido. As maquetes mostram a importância das estações de tratamento de esgoto e outras maneiras individuais empregadas na conduta de cada cidadão, que fortalecem as políticas de manejo e cuidado com os recursos naturais, principalmente com o uso consciente da água.

Os visitantes recebem as explicações diretamente das crianças do Amana, que foram orientadas pela equipe de guardas municipais que trabalham na coordenação e na instrução das atividades pedagógicas de cidadania, que são repassadas regularmente para os 60 meninos e meninas beneficiados com o projeto. Outro ponto da apresentação são os cartazes com pesquisas sobre a temática do meio ambiente e desenvolvimento sustentável produzidos pelas crianças.

Trilhas ecológicas foram percorridas pelas crianças do Amana
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Osório Jácome, o trabalho de segurança preventiva realizado pela Prefeitura por meio da Semdes vem surtindo enorme efeito na formação cidadã das crianças atendidas pelo projeto Amana. “Durante a Semana do Meio Ambiente podemos ver ainda mais a importância desse projeto, que acima de tudo educa as crianças”, assegurou.

No decorrer da Semana do Meio Ambiente as crianças do Amana também estão participando dos passeios educativos pelas trilhas naturais do Parque da Cidade e das oficinas e atividades de lazer realizadas no local.

Amana é operacionalizado por guardas municipais do Grupamento de Ação Ambiental

Amana

O projeto Amana é um projeto de segurança preventiva criado em novembro de 2013 e mantido pela Prefeitura do Natal através da Semdes. A ação social atende 60 crianças na faixa etária de 9 a 12 anos que se encontram matriculadas na Escola Municipal Emília Ramos. Elas foram selecionadas obedecendo aos critérios de se encontrarem em risco social urgente, não estar participando de nenhum outro projeto e de residirem nas adjacências do Parque da Cidade do Natal.

Os alunos recebem dos guardas municipais do Grupamento de Ação Ambiental instruções de cidadania, meio ambiente, música, esporte e lazer. O objetivo maior é disseminar a consciência cidadã durante a infância.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: