quinta-feira, 4 de junho de 2015

GMN alcança 24 anos de serviço em defesa da segurança pública da capital




A Guarda Municipal do Natal (GMN) completou nessa quinta-feira (04) 24 anos de serviços prestados na área de prevenção e promoção da segurança pública na capital do RN. Criada no ano de 1991 pela lei municipal 4.000, a corporação tem como missão a vigilância dos bens, serviços e instalações municipais e a colaboração com a segurança pública e preservação do patrimônio público, histórico e ambiental.

Com a demanda ampliada pela lei federal 13.022/2014, a GMN dimensionou seus serviços de patrulhamento e ronda ostensiva efetivando quatro grupamentos com funções específicas no tratamento com as ocorrências diárias.




Primeiro o Grupamento de Ação Patrimonial (GAPA), que atua em pontos fixos e é responsável pela manutenção da paz pública nas diversas unidades municipais. A ele cabe a missão de zelar pela preservação do patrimônio público, assim como pela segurança dos funcionários e cidadãos que fazem uso dos bens e serviços coletivos.

A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) compõe uma unidade de apoio tático da GMN, a ela cabe a missão de monitorar preventivamente e atuar sistematicamente em situações de crise nas unidades, praças, logradouros e bens públicos municipais. Dispondo de uma equipe treinada especificamente para agir nas diversas situações delituosas, a ROMU também atua no âmbito do município em ações de segurança pública. Suas atribuições vão desde a prática contínua de rondas preventivas até apoio operacional permanente aos cidadãos natalenses.



O Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) tem como responsabilidade principal a preservação do patrimônio ambiental do município, agindo em observação do estrito cumprimento das normas e recomendações expedidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O GAAM ainda tem a prerrogativa de promover visitas e policiamento aos locais da cidade onde existem ecossistemas, adotando políticas educacionais de divulgação para preservação da natureza, combatendo crimes ambientais, entre outras missões.

Já o trabalho da Ronda de Proteção Escolar (ROPE) faz parte de um programa da Prefeitura do Natal, que vem desde novembro de 2014 promovendo segurança nas escolas municipais. Atualmente é constituído diariamente por uma equipe de vinte guardas municipais e quatro viaturas que garantem a segurança dos estudantes e o combate à violência nas 145 instituições de ensino do município.




A GMN nos últimos anos ampliou sua atuação com assento permanente no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), que reúne as polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Itep. Instalou em suas viaturas um sistema de comunicação de rádio digital e ampliou o número de viaturas e armamentos menos que letal.

Com a constante realização de treinamento de capacitação e convênio firmado junto ao Departamento de Polícia Federal do RN, a instituição já habilitou o seu efetivo de com porte de arma de fogo e vem realizando anualmente treinamento de aperfeiçoamento profissional de todos os seus agentes.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, Osório Jácome, parabenizou toda a corporação e enalteceu o trabalho desenvolvido pontuando as responsabilidades de todos que fazem parte da instituição. “Dentro do sistema de segurança pública a Guarda Municipal tem um papel de extrema importância, que é o serviço de segurança preventiva, e essa missão vem sendo cumprida com a eficiência e a eficácia que o cidadão merece. Parabéns a nossa GMN e a todos os guardas municipais dessa instituição”, felicitou.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: