terça-feira, 18 de abril de 2017

GMN e Semurb resgatam aves silvestres no bairro de Nossa Senhora da Apresentação

Pássaros vão passar por uma avaliação veterinária e serão devolvidos a natureza
Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) resgataram nessa segunda-feira (17), 10 pássaros silvestres que estavam confinados em gaiolas numa residência situada na Rua Martins da Silva, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na região Norte de Natal. As aves resgatadas eram das espécies galo de campina, xexéu bico de osso, sabiá praieira, sebite e concriz.

De acordo com os guardas municipais que participaram da ocorrência, a denúncia da localização do cativeiro das aves silvestres foi feita por um cidadão que não quis se identificar. “As equipes de fiscalização foram enviadas ao local e ao identificarmos o endereço da residência denunciada o proprietário voluntariamente fez a entrega dos pássaros e dos equipamentos utilizados para aprisionar as aves”, contou um dos guardas.

Gaiolas utilizadas para prender as aves serão destruídas
Os pássaros vão passar por uma avaliação veterinária realizada por técnicos da Semurb e em seguida deverão ser devolvidos ao seu habitat. Já o material utilizado para manter as aves presas, a exemplo de gaiolas e viajantes, serão destruídos pelos guardas municipais. A iniciativa tem objetivo de fazer com que os equipamentos não possam ser reaproveitados.

Em caso de denúncias envolvendo o comércio ilegal, maus tratos ou confinamento de animais silvestres o cidadão pode informar ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), discando 190. No local, existem equipes que vão direcionar a ocorrência para as viaturas de patrulhamento ostensivo no intuito de inibir delitos dessa natureza. “Essa prática é danosa ao meio ambiente e é crime, por isso pedimos que as pessoas não mantenham presas, não comprem nem vendam animais silvestres, e se tiverem conhecimento desse tipo de crime denunciem”, solicitou a coordenadora do Gaam/GMN, Francineide Maria.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: