sábado, 1 de abril de 2017

Programa Semente Cidadã comemora oito anos trabalhando prevenção em prol da segurança pública

Momento reuniu gestores, instrutores, pais e alunos do Programa Semente Cidadã
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) comemorou na tarde deste sábado (1º) o aniversário de oito anos das ações de segurança preventiva com foco no fortalecimento da cultura de paz e cidadania promovidas pela Prefeitura por meio do Programa Semente Cidadã (Prosemc), que atende com atividades sociais mais de 100 crianças e adolescentes residentes na zona Norte de Natal. A festividade aconteceu nas instalações do Ginásio Poliesportivo Nélio Dias e reuniu o titular da Semdes, João Paulo Mendes, o subcomandante de Segurança da GMN, Alberfran Grilo, que representou o comandante da GMN, Michel Dantas, além de instrutores, pais e alunos do Prosemc.

O evento foi aberto com o Hino Nacional Brasileiro e logo em seguida foi realizada uma benção ecumênica. A senhora Ilza Solange, que tem filho, netos e sobrinhos atendidos pela ação social, deu seu depoimento relatando a importância das atividades socioeducativas para a formação cidadã dos seus parentes. “Agradeço de coração a Guarda Municipal e a toda equipe do programa por nos ajudar na formação de nossos filhos”, falou.

Titular da Semdes, João Paulo Mendes, ressaltou a importância do Programa
O momento contou com uma homenagem a todos os guardas municipais que atuaram como gestores do Semente Cidadã, desde o primeiro gestor, saudoso Chefe de Grupo de Ação Abinael Freitas, passando pelos CGAs Hertes Borges e Alexandre Melo, e agora na gestão do guarda municipal Cláudio Paiva.

O titular da Semdes, João Paulo Mendes, participou da atividade festiva e falou da importância do Programa anunciando mais apoio para as atividades socioeducativas com a aprovação de investimento do Fundo da Infância e Adolescência. “Temos um cuidado especial com os programas sociais da Guarda Municipal e anuncio que neste ano o Semente Cidadã contará com mais R$ 25 mil do Comdica para reforça suas atividades de cidadania”, revelou.

O subcomandante de Segurança da GMN, Alberfran Grilo, ressaltou a dimensão do Semente Cidadã como medida de prevenção à criminalidade e a violência. “Este é um projeto que a Guarda Municipal tem a maior honra em apoiar, pois aqui trabalhamos a prevenção que deve garantir a segurança da nossa sociedade”, comentou.

Programa Semente Cidadã atende mais de 100 alunos na zona Norte
Já o coordenador do Prosemc, Cláudio Paiva, apoiou sua fala na concepção do exemplo do ser cidadão, mostrando que o trabalho de instrução oferecido pelos guardas municipais traz conceitos e experiências importantes para a formação do caratér dos alunos atendidos pelo Semente Cidadã. “Nosso trabalho pode fazer com que a vida dessas crianças e futuros adultos seja sadia e próxima da paz social”, disse.

Na ocasião, foi entregue as instalações de um miniauditório que recebeu o nome do CGC Abinael Freitas Neves, guarda municipal vitimado enquanto prestava serviço à sociedade. O miniauditório foi inaugurado pela e viúva do CGA Freitas, que se fez presente juntamente com o seu filho.

A festividade foi encerrada com a leitura de uma homenagem ao primeiro gestor do Semente Cidadã, CGA Freitas, realizada pela guarda municipal e cerimonialista, Carla Cristiane. O momento contou ainda com um lanche de confraternização reunindo gestores, instrutores, pais e alunos do Programa Semente Cidadã.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: