sábado, 3 de março de 2018

GMN aperfeiçoa uso de espingarda calibre 12 e pistola no Centro de Treinamento do Bope

Treinamento tem o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento prático dos guardas municipais
Trinta agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) estão passando por um curso de aperfeiçoamento técnico no manuseio, uso e manutenção básica de espingarda calibre 12 e pistola .380. O treinamento prático com arma de fogo está acontecendo nesta semana no estande de tiro do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), situado na zona Norte da capital.

O subcomandante de Instrução da GMN, Sousa Filho, explicou que o curso é uma forma de manter o efetivo operacional apto a atuar em situações de crise, podendo fazer uso do armamento letal de maneira segura, dentro dos padrões técnicos exigidos pelos manuais de segurança pública e da legislação em vigor. “Essa capacitação é realizada anualmente com o intuito de atualizar tecnicamente todo o efetivo da Guarda Municipal de Natal, como também zelar pela manutenção do porte de arma de fogo institucional e individual dos integrantes da corporação”, disse.


A capacitação completa conta com 102h de instruções práticas e teóricas. Além das disciplinas de armamento e tiro prático, o guarda municipal é qualificado nas instruções de Apresentação do Armamento; Manejo, Maneabilidade e Manutenção do Armamento; Emprego do Armamento Calibre 12 no Serviço Operacional da GMN; Oficina de Instrução Preparatória para Tiro; Prática de Tiro Policial com Pistola Calibre 380 e Espingarda Calibre 12; e Condutas e Procedimentos em Estande de Tiro.

A espingarda calibre 12 e a pistola .380 são as armas utilizadas pela Guarda Municipal durante as ações de patrulhamento ostensivo realizadas nas ruas e avenidas da capital. No treinamento, os guardas municipais efetuam diversos disparos em alvos fixos e móveis no sentido de aperfeiçoar a mira e os procedimentos de carga e recarga rápida do armamento. Ao longo do ano, todo o efetivo passa pela qualificação, que é organizada utilizando um cronograma de turmas sequenciadas de maneira a não prejudicar o efetivo destinado as rondas de segurança cotidianas de competência da instituição.

Outro dado importante, é que a cada dois anos todo os integrantes da GMN são submetidos a teste psicológico onde é averiguada a capacidade mental e emocional do agente para portar e utilizar arma de fogo. “Com esses procedimentos conseguimos manter a capacidade técnica do guarda municipal portar e fazer uso da arma de fogo com responsabilidade”, concluiu o comandante da GMN, Michel Dantas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: