quinta-feira, 8 de março de 2018

GMN flagra caminhões descartando restos de construção em Zona de Proteção Ambiental

Infrator foi notificado do crime ambiental
Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) lotados no Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) interceptaram dois caminhões que estavam dentro da Zona de Proteção Ambiental 01 (ZPA) carregados de Resíduos de Construção Civil (RCC). O material estava sendo descartado em área protegida por lei ambiental, configurando crime contra o meio ambiente.

O delito foi flagrado pela equipe de patrulhamento da GMN que realiza regularmente rondas na ZPA 01. Os guardas municipais perceberam a movimentação estranha de automóveis e quando foram averiguar flagraram o crime. Boa parte do material que estava em um dos caminhões já havia sido descartado no terreno, o que pode a vir destruir a vegetação nativa e contaminar o aquífero.

De acordo com a coordenadora do Gaam/GMN, Francineide Maria, os responsáveis foram identificados e autuados pela fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O infrator deve prestar depoimento e responder processo por infração ambiental. “A Guarda Municipal tá sempre realizando rondas e monitorando essas áreas e é comum flagrarmos crimes ambientais dessa natureza. Mesmo mantendo a vigilância, a ZPA 01 é extensa e isso facilita um pouco o cometimento do delito pelos infratores”, explicou.

Para denunciar a prática de crime ambiental o cidadão pode ligar para o número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e informar o tipo de delito e o local para que os guardas municipais sejam acionados e inibam a ação criminosa. O infrator flagrado cometendo crime ambiental responde administrativamente e criminalmente pelo crime cometido. “É importante que a sociedade denuncie, pois crime ambiental afeta todo o ecossistema ao qual estamos inseridos”, concluiu Francineide Maria.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: